Banca de DEFESA: LILIANE LEOPOLDINA DE MEDEIROS GOMES

DISCENTE : LILIANE LEOPOLDINA DE MEDEIROS GOMES
DATA : 03/03/2023
LOCAL: Google Meet < meet.google.com/zdh-drci-xth >

PROPOSTA DE APLICAÇÃO DE FERRAMENTAS DE BUSINESS INTELLIGENCE E DE BUSINESS PROCESS MANAGEMENT NA GESTÃO DA INFROMAÇÃO NOS ALMOXARIFADOS DOS CENTROS ACADÊMICOS DA UFRN

Gestão da informação. Gestão de processos. Business Intelligence. Business Process Management.

A informação é um ativo intangível de grande valor para as organizações e sua gestão tornou- se indispensável para a geração de vantagem competitiva, tanto na esfera privada quanto na esfera pública. Porém, a quantidade excessiva de informações torna o seu gerenciamento complexo, principalmente para a criação do conhecimento e, consequentemente, para a inteligência. Por estar presente em qualquer ação da empresa, a informação é inerente aos processos organizacionais. Dessa forma, o alinhamento da gestão da informação com a gestão de processos é uma prática cada vez mais comum. Nesse contexto, o uso de ferramentas como o Business Intelligence (BI) e o Business Process Management (BPM), de forma conjunta, pode contribuir para uma gestão organizacional eficiente. Diante do exposto, o presente estudo tem como objetivo propor uma solução de Business Intelligence alinhada a uma padronização dos processos, por meio do Business Process Management, para a otimização do uso dos materiais disponíveis nos almoxarifados dos centros acadêmicos da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, com base na assertividade dos fluxos de informação. O percurso metodológico utilizado teve por base o método de abordagem indutivo e os métodos de procedimento monográfico e comparativo. A pesquisa caracteriza-se como mista, pois foram utilizados instrumentos de coleta quantitativos e qualitativos. Desse modo, utilizou-se questionários do tipo misto, com questões abertas e fechadas, que foram aplicados aos coordenadores de cada almoxarifado. Entrevistas semiestruturadas também foram realizadas com esses atores e teve como objetivo obter informações para o mapeamento de processos por meio de fluxogramas. Na análise de dados, fez-se uso da estatística descritiva para as questões fechadas dos questionários, e os resultados foram apresentados por meio de tabelas e gráficos. Já nas perguntas abertas e nas entrevistas semiestruturadas, utilizou-se o processo de análise de dados qualitativos bem como a triangulação de dados. A partir dos resultados obtidos, foi possível identificar as ações que resultam no aproveitamento ineficiente dos materiais da instituição, como a ausência do compartilhamento de informações entre os gestores dos almoxarifados estudados, referentes aos materiais disponíveis na universidade. Identificou-se ainda a falta de registros de informações essenciais para o gerenciamento eficiente dos estoques. Dessa forma, foi desenvolvida uma solução de Business Intelligence, por meio do Power BI, como proposta de ferramenta complementar ao sistema já utilizado na instituição, para a gestão da informação, bem como para o seu compartilhamento. Foi elaborado ainda um fluxo de informações de processos padronizado através do Business Process Management, visando orientar os gestores dos almoxarifados sobre as etapas a serem seguidas nos processos inerentes ao setor, objetivando a eficiência no uso dessas ferramentas para o melhor aproveitamento dos insumos da universidade.

Presidente - 1216931 - WATTSON JOSE SAENZ PERALES
Interna - 1225695 - MONICA MARQUES CARVALHO GALLOTTI
Externa à Instituição - KARLA SOUSA DA MOTTA - IFRN
Notícia cadastrada em: 28/02/2023 08:00