Banca de DEFESA: PAULO ROBERTO ARAÚJO BARBOSA PINHEIRO

DISCENTE : PAULO ROBERTO ARAÚJO BARBOSA PINHEIRO
DATA : 28/02/2023
LOCAL: Google Meet < meet.google.com/hkv-smyb-ipa >

RELATÓRIO DE GESTÃO DA UFRN NO FORMATO DE RELATO INTEGRADO: PROPOSIÇÕES PARA A MELHORIA DO FLUXO INFORMACIONAL E GERAÇÃO DE PRODUTOS INFORMACIONAIS À LUZ DA GESTÃO DA INFORMAÇÃO

prestação de contas; produtos informacionais; Gestão da Informação; Relato Integrado; fluxos informacionais.

No contexto atual, da sociedade da informação caracterizada pelo uso intensivo da tecnologia da informação e por um excesso de informações, a informação é entendida como um recurso estratégico importante, tanto para tomada de decisão dos gestores como também para um processo de transparência aos órgãos fiscalizadores e à sociedade. A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) possui um processo anual de prestação de contas, tendo como peça principal o Relatório de Gestão no formato de Relato Integrado, que visa a comunicar as principais ações realizadas ao longo do ano em torno de vários temas estratégicos à Universidade. Esta pesquisa teve como objetivo geral propor melhorias nos fluxos e produtos informacionais do processo de elaboração do Relatório de Gestão (RG) da UFRN à luz da Gestão da Informação, tornando-o mais ágil, assertivo e difundido entre os stakeholders. Como objetivos específicos, foram estabelecidos: a) Mapear o processo de elaboração do RG da UFRN e identificar os fluxos informacionais; b) identificar se as informações descritas no RG da UFRN são aderentes às necessidades de informação dos gestores e por parte do TCU para fins de prestação de contas no formato de Relato Integrado; c)propor melhorias na coleta e no tratamento da informação para elaboração do RG da UFRN a partir da proposição de um Modelo de Relatório Anual de Atividades no formato de Relato Integrado; d) Identificar, avaliar e/ou propor novos produtos informacionais referentes ao processo de elaboração do RG da UFRN. Essa pesquisa é aplicada e descritiva e se classifica pela abordagem como uma pesquisa quali-quantitativa e pelo procedimento como, comparativo e de estudo de caso único. Para cumprir os objetivos, foram utilizados, como instrumentos a pesquisa documental, pesquisa bibliográfica, questionários e entrevistas semiestruturadas. Para a análise e a interpretação de dados, a pesquisa se baseou em Creswell (2010), uma abordagem hierárquica linear de baixo para cima compreendida por cinco etapas, além da triangulação de dados. Como resultado, a pesquisa apontou melhorias no processo de elaboração do Relatório de Gestão à luz da Gestão da Informação, por meio da proposição de produtos informacionais que trarão melhor comunicação e transparência das ações desenvolvidas pelas Universidade aos stakeholders. Por fim, foi elaborado um modelo de Relatório Anual de Atividades (RAA) das Unidades que prestam informações para a elaboração do RG da UFRN.

Externo ao Programa - 1696802 - JOSUÉ VITOR DE MEDEIROS JÚNIOR - nullInterna - 1225695 - MONICA MARQUES CARVALHO GALLOTTI
Externa à Instituição - NADI HELENA PRESSER - UFPE
Presidente - 1216931 - WATTSON JOSE SAENZ PERALES