Banca de DEFESA: MICHELE RODRIGUES DIAS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MICHELE RODRIGUES DIAS
DATA : 07/03/2023
HORA: 10:00
LOCAL: Google Meet < meet.google.com/zrg-yybq-zor >
TÍTULO:

Contribuições da Gestão do Conhecimento para a Rede Bibliocontas: portifólio de ferramentas e práticas


PALAVRAS-CHAVES:

Gestão do Conhecimento. Ferramentas de gestão do conhecimento. Práticas de gestão do conhecimento. Redes de Conhecimento. Rede Bibliocontas.


PÁGINAS: 152
RESUMO:

A constante evolução informacional, intensificada pelas tecnologias que caracteriza a sociedade atual, tem provocado e exigido das organizações novas interações e posicionamentos quanto ao processo de criação, desenvolvimento, disseminação e uso de serviços e produtos. Neste contexto, evidencia-se a gestão do conhecimento, que por meio de suas ferramentas e práticas, podem contribuir para que as empresas alcancem resultados positivos, promovendo seu desenvolvimento. Contudo, as organizações precisam se preparar no sentido de propor ações que incentivem a comunicação e a colaboração entre seus funcionários, visando o aprimoramento de sua gestão organizacional. Em virtude disso, aplica-se as redes de conhecimento, as quais proporcionam maior articulação no âmbito das unidades informacionais. Diante disso, a proposta da pesquisa concentra- se no aperfeiçoamento da gestão da Rede Bibliocontas, importante instrumento que contribui para a eficácia e eficiência da atuação dos Tribunais de Contas perante a sociedade. Dessa maneira, o objetivo geral desta pesquisa aplica-se na proposição de portfólio de ferramentas e práticas de gestão do conhecimento que contribua na gestão da Rede Bibliocontas. Esse objetivo foi operacionalizado mediante os seguintes objetivos específicos: a) identificar as características das redes de conhecimento citadas na literatura brasileira; b) identificar na literatura brasileira ferramentas e práticas de gestão do conhecimento; c) caracterizar a Rede Bibliocontas enquanto rede de conhecimento; e, d) analisar a percepção dos profissionais da informação atuantes nos Tribunais de Contas do Brasil em relação às ferramentas e práticas de gestão do conhecimento adequadas ao Bibliocontas. Para isso, quanto a metodologia, o estudo se qualifica quanto à abordagem, qualitativa, de natureza aplicada, sendo descritiva e exploratória consoante os objetivos. Como método de coleta de dados, foram utilizados a pesquisa bibliográfica, pesquisa documental, pesquisa de campo com aplicação de questionário e formulário estruturado. Quanto a análise dos dados, foi empregado revisão de literatura, análise de conteúdo de Bardin, e análise de dados por estatística descritiva básica. Frente a isso, o estudo ora proposto, será um aprofundamento da temática, sob um viés empírico, visando apresentar como as ferramentas e práticas de gestão do conhecimento podem promover o uso efetivo das redes de conhecimento por meio da idealização de um portfólio, com recomendações que possam ser aplicadas em outras organizações que possuam características semelhantes à Rede Bibliocontas.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1323825 - ANDREA VASCONCELOS CARVALHO
Interna - 1225695 - MONICA MARQUES CARVALHO GALLOTTI
Externo à Instituição - ROSILENE AGAPITO LLARENA
Notícia cadastrada em: 14/02/2023 07:48
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa09-producao.info.ufrn.br.sigaa09-producao