Banca de DEFESA: RODRIGO HOLANDA RIBEIRO

DISCENTE : RODRIGO HOLANDA RIBEIRO
DATA : 06/03/2023

AUDITORIA COM FOCO NO RISCO DE PERDA DE CONHECIMENTO EM UM INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO

Gestão do conhecimento. Auditoria do conhecimento. Risco de perda de conhecimento. Auditoria da informação. Gestão de riscos.

Com a crescente complexidade dos ambientes profissionais e de negócios, a informação e o conhecimento se constituem em recursos essenciais para a adaptação, a aprendizagem e a inovação. Nesse contexto, a efetiva gestão do conhecimento na administração pública ajuda as organizações a enfrentar novos desafios, implementar práticas inovadoras de gestão e melhorar a qualidade dos processos, produtos e serviços públicos em benefício do cidadão- usuário e da sociedade em geral. Tendo em vista que a saída de um servidor que tenha domínio dos processos organizacionais representa perda de conhecimento organizacional, o problema desta pesquisa é: como realizar a gestão do risco de perda de conhecimento no contexto de um instituto federal de educação? Assim, o objetivo geral da pesquisa é auditar os riscos de perda de conhecimento considerando os tipos de movimentação e saída de servidores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – Campus Natal Central. A consecução de tal objetivo se dá mediante os seguintes objetivos específicos: a) identificar as causas de perda de conhecimento; b) classificar os riscos de perda de conhecimento; c) identificar a percepção de importância de ferramentas e práticas de gestão do conhecimento; e d) propor ações, ferramentas e práticas aplicáveis à gestão dos riscos de perda de conhecimento. A pesquisa teve como método de abordagem o método indutivo, com procedimentos estatístico e monográfico. Do ponto de vista dos objetivos, caracteriza-se como descritiva e no tocante a natureza como uma pesquisa aplicada. Quanto às técnicas de pesquisa, foi utilizado o método de auditoria de inteligência proposto por Carvalho (2022) com o emprego de pesquisa bibliográfica, pesquisa documental, a aplicação de questionários e de entrevistas. A análise dos dados se deu mediante a estatística descritiva e a análise de conteúdo. Com base nisso, foi possível identificar que o principal risco de perda de conhecimento ocorre por motivo de aposentadoria. Para a mitigação dos riscos de perda de conhecimento identificados é apresentado um guia para implementação de recomendações baseadas em ferramentas e práticas de gestão do conhecimento.

Presidente - 1323825 - ANDREA VASCONCELOS CARVALHO
Interno - 3636721 - DANIEL DE ARAUJO MARTINS