Banca de DEFESA: FERNANDO CARDOSO DA SILVA

DISCENTE : FERNANDO CARDOSO DA SILVA
DATA : 01/03/2023
LOCAL: Google Meet < meet.google.com/sas-demi-npu >

Mapeamento das competências dos assistentes de biblioteca do Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Gestão por competência; Competência pessoal; Competência profissional; Competência em Informação; Assistentes de biblioteca; Sistema de Bibliotecas da UFRN.

A gestão por competência é uma maneira de gerenciar centrada nas pessoas a partir dos conhecimentos, habilidades e atitudes. Assim, objetiva-se, nesta pesquisa, analisar as competências essenciais (core competencies) dos assistentes do sistema de bibliotecas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), alinhando-as ao desenvolvimento de uma gestão por competência. A centralidade nos assistentes se deu pelo fato deles serem de suma importância para o funcionamento das bibliotecas, sendo inclusive às vezes em maior número que os bibliotecários nesses espaços. Contudo, na literatura acadêmica são pouquíssimos estudados. Para tanto, atribuiu-se os seguintes objetivos específicos: a) identificar nos documentos normativos do sistema de bibliotecas da UFRN os serviços e as atribuições laborais destinadas aos assistentes das bibliotecas; b) caracterizar o perfil dos bibliotecários gestores que atuam no sistema de bibliotecas da UFRN, bem como as competências pessoais, profissionais e em informação consideradas importantes para o desempenho laboral dos assistentes; c) caracterizar o perfil dos assistentes que atuam no sistema de bibliotecas da UFRN, bem como suas competências pessoais, profissionais e em informação; d) identificar as demandas por formação continuada para os assistentes a partir dos bibliotecários gestores e dos próprios assistentes; e) propor recomendações para a melhoria do desempenho profissional dos assistentes das bibliotecas da UFRN No contexto teórico, apresenta-se uma revisão de literatura com ênfase nos temas: bibliotecas universitárias, gestão por competências; competência profissional; competência pessoal; e competência em informação, além de pesquisa documental em documentos relativos às rotinas de serviços estabelecidas pelo sistema de bibliotecas. A metodologia da pesquisa é caracterizada como pesquisa exploratória do tipo descritivo, que utilizou como procedimentos a pesquisa bibliográfica, pesquisa documental, estudo de caso, e questionário destinado aos auxiliares e aos bibliotecários gestores das bibliotecas. Para análise de dados utilizou-se estatística descritiva básica e a técnica de Análise de Conteúdo. Foram respondidos 19 questionários pelos bibliotecários gestores e 29 questionários pelos assistentes de diversas bibliotecas que compõe o sistema de bibliotecas da UFRN. A partir dos resultados da pesquisa e do levantamento bibliográfico, foi elaborado um plano de ações com recomendações para a melhoria do desempenho profissional dos assistentes das bibliotecas tendo como base os construtos metodológicos e teóricos da gestão por competência.

Interna - 1323825 - ANDREA VASCONCELOS CARVALHO
Presidente - 1132649 - GABRIELLE FRANCINNE DE SOUZA CARVALHO TANUS