Banca de DEFESA: ELAINE PAIVA DE ASSUNCAO

DISCENTE : ELAINE PAIVA DE ASSUNCAO
DATA : 28/02/2023
LOCAL: Google Meet < meet.google.com/umz-gfrp-xrq >

A Gestão do Conhecimento como estratégia para a Gestão por Competências: proposta de banco de competências para o Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte

gestão do conhecimento; gestão por competências; competências do bibliotecário; biblioteca universitária; educação continuada.

A sociedade contemporânea requer dos indivíduos a aquisição de novos conhecimentos, habilidades e atitudes que possam se configurar como diferencial competitivo nas organizações onde estão inseridos. Neste cenário, despontam modelos de gestão com foco na capacidade intelectual das pessoas, à exemplo da Gestão do Conhecimento (GC) e Gestão por Competências (GporC). Este estudo investigará a contribuição da GC enquanto estratégia para a GporC, no contexto do Sistema de Bibliotecas (SISBI), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Para tanto, apresenta como objetivo geral: analisar as competências profissionais dos bibliotecários do SISBI, à luz da GC. Com o propósito de alcançar o objetivo geral, foram elencados os seguintes objetivos específicos: a) identificar as principais competências profissionais dos bibliotecários; b) descrever as competências profissionais que necessitem ser desenvolvidas; c) apontar fatores que favorecem o desenvolvimento de competências profissionais e d) recomendar a criação de um banco de competências de bibliotecários para o SISBI. Sendo assim, utilizou-se como metodologia o método quadripolar, posto que se trata de uma pesquisa aplicada, com finalidade descritiva, de caráter exploratório e de abordagem qualitativa, da área da Ciência da Informação, cuja coleta de dados se deu por meio de entrevistas semiestruturadas realizadas com quinze bibliotecários com função de coordenação ou que exerceram anteriormente tal função. Para interpretação dos dados coletados, foi empregada a análise de conteúdo de Bardin. Por fim, por meio dos resultados alcançados, a pesquisa culminou em uma proposta de intervenção que sugeriu a criação de um banco de competências para o SISBI/UFRN, o qual possibilitará a localização de conhecimentos profissionais de bibliotecários, constituindo-se em uma importante ferramenta de GC para o referido Sistema de Bibliotecas, que poderá nortear ações como tomadas de decisão mais assertivas.

Interna - 1323825 - ANDREA VASCONCELOS CARVALHO
Presidente - 1225081 - LUCIANA DE ALBUQUERQUE MOREIRA