Banca de QUALIFICAÇÃO: HEMANUELA FERNANDES MELO

DISCENTE : HEMANUELA FERNANDES MELO
DATA : 27/07/2022

CARTOGRAFIA DAS INTERVENÇÕES PROPOSTAS PELOS EGRESSOS DO PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM GESTÃO DA INFORMAÇÃO E DO CONHECIMENTO DA UFRN (2017-2019): DIAGNÓSTICO DE IMPLANTAÇÃO DAS PRODUÇÕES TÉCNICAS

Mestrado Profissional; Produtos Técnicos; Pós-Graduação; Gestão da Informação e do Conhecimento.

A pós-graduação no Brasil tem um papel fundamental na produção e no desenvolvimento científico e tecnológico, além de fornecer embasamento técnico-científico na criação de produtos para solução de problemas estratégicos em instituições públicas e privadas. Neste contexto, o mestrado profissional é uma modalidade em nível de pós-graduação que oferece aos profissionais a qualificação necessária para um melhor aprimoramento de suas competências não só acadêmicas como também práticas. Deste modo, os alunos que destas modalidades de ensino buscam solucionar uma lacuna observada em seu campo de atuação e recebem direcionamento para desenvolver um produto técnico que contribua para o aprimoramento e que traga inovação no campo. A temática desta pesquisa está centrada nas intervenções técnicas propostas pelos egressos do Programa de Mestrado Profissional em Gestão da Informação e do Conhecimento da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, concluídas dentre os anos de 2017 e 2019. Com isto, o estudo objetiva realizar um diagnóstico e mapeamento destas produções com vistas a produzir uma cartografia do campo e identificar as características, contextos de aplicação, áreas temáticas, possíveis barreiras em suas implementações em relação aos referidos produtos/propostas de intervenção, entre outros aspectos. A metodologia utilizada quanto à natureza é qualitativa e quantitativa, sendo exploratória-descritiva de acordo com os objetivos. Assim como quanto aos procedimentos técnicos será fundamentada no estudo de caso com uso de documentação direta e indireta. Dessarte, utilizará técnica de observação direta extensiva pois será feito uso de questionário como instrumento de coleta de dados e intensiva nas entrevistas a serem aplicadas aos egressos do programa no recorte temporal supracitados. Os resultados serão interpretados com base na técnica de análise de conteúdo. As análises da cartografia destas servirá como subsidio para a tomada de decisão do referido programa e instituição envolvida e de potencial interesse para programas com perfis e objetivos semelhantes.

Externa à Instituição - MARTHA SUZANA CABRAL NUNES - UFS
Presidente - 1225695 - MONICA MARQUES CARVALHO GALLOTTI