Banca de DEFESA: HELLEN FRANÇA ALCANTARA

DISCENTE : HELLEN FRANÇA ALCANTARA
DATA : 27/04/2024
LOCAL: Plataforma Virtual Google Meet

Leitura e escrita em crianças de baixa renda: estudo de follow-up após a pandemia

Fonoaudiologia, Linguagem infantil, Estudos de Intervenção, Criança, Pobreza, Vulnerabilidade social

Introdução: O início da pandemia do novo coronavírus suscitou reflexões sobre os efeitos do fechamento das escolas e a influência na aprendizagem dos estudantes. Tais efeitos podem ser mais pronunciados em crianças de baixa renda. Objetivo: Verificar se houve mudanças no desempenho em linguagem escrita de estudantes de baixa renda que foram submetidos a um processo de intervenção prévia ao surgimento da pandemia da Covid-19 e avaliar a leitura e escrita deste grupo no 5o ano do ensino fundamental. Metodologia: Esta dissertação tem dois estudos, nos quais o estudo 1 é de caráter longitudinal, qualitativo e quantitativo e, o estudo 2 é transversal, ambos aprovados pelo comitê de ética em pesquisa número 4.704.128. No estudo 01 e 02 participaram, respectivamente, 21 e 27 crianças com escolaridade entre o 2o e o 5o ano do ensino fundamental. O estudo 01 foi a partir de dados de avaliação antes e após a pandemia, de crianças que participaram de sessões de estimulação das habilidades de consciência fonológica e vocabulário antes da pandemia. As habilidades de reconhecimento de letras, consciência fonológica, memória de trabalho fonológica, acesso ao léxico mental e decodificação leitora foram avaliadas.No estudo 02, foram analisados o desempenho após a pandemia das habilidades de leitura, velocidade, compreensão e fluência leitora e escrita. Resultados: No estudo 1 observamos avanços em consciência fonológica, subteste silábico e escore total; memória de trabalho fonológica, subteste de pseudopalavras e dígitos na ordem direta; acesso ao léxico mental, subtestes de números, letras e objetos; e decodificação leitora. Apesar da melhora no desempenho, esses valores ainda não atingiram o patamar esperado para a idade e escolaridade dos participantes. No artigo 02, a fluência, compreensão, leitura e escrita, encontram-se aquém do esperado para idade e escolaridade das crianças. Conclusão: Os prejuízos nas habilidades de linguagem escrita evidenciam a relevância na compreensão da realidade educacional das crianças de baixa renda no Brasil, bem como na formulação de futuras ações destinadas a minimizar possíveis atrasos na alfabetização dos estudantes.

Externa à Instituição - ANA LUIZA GOMES PINTO NAVAS - FCMSCSP
Presidente - 2143029 - CINTIA ALVES SALGADO AZONI