Banca de DEFESA: CLAYDIANNE DOS SANTOS FREITAS

DISCENTE : CLAYDIANNE DOS SANTOS FREITAS
DATA : 29/09/2023
LOCAL: Sala virtual RUTE: https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/posgraduacao-huol

Desenvolvimento profissional de alfabetizadores no contexto da Ciência da leitura

Capacitação de Professores; Ciência Cognitiva; Dificuldade de desenvolvimento da leitura; Diversidade, equidade e inclusão

Estudos mostram que a capacitação de professores baseada em evidências científicas causa impactos na compreensão teórica e prática destes profissionais. Os momentos de aperfeiçoamento profissional em formação inicial ou continuada enriquece a prática de ensino proporcionando aportes que fundamentam uma intervenção pedagógica efetiva e estruturada com foco nas necessidades educacionais dos alunos. As evidências científicas atuais sobre alfabetização fruto de pesquisas de alto rigor metodológico no campo das Ciências Cognitivas da leitura, têm auxiliado os professores na prática de ensino de crianças com dificuldades persistentes no desenvolvimento da leitura através de abordagens que consideram a efetividade do ensino explícito e sistematizado da leitura e escrita. No entanto, existem poucas pesquisas de intervenção com capacitação de professores que abordam conteúdos sobre o processo neurobiológico da leitura e dificuldades persistentes no desenvolvimento da linguagem escrita, o que motivou a aplicação deste estudo, o qual tem o objetivo de identificar os conhecimentos dos profissionais brasileiros que atuam na rede pública de ensino de municípios do Rio Grande do Norte sobre alfabetização e verificar o impacto do Programa de Desenvolvimento Profissional de Alfabetizadores no Contexto da Ciência da Leitura. O estudo é descritivo de natureza exploratória com análise de dados baseada no modelo de Bardin, para o seu delineamento foram utilizadas revisões de literatura, questionários de avaliação Likert e intervenção com capacitação profissional. Com isso, foi possível identificar que os participantes não apresentavam segurança em relação aos conhecimentos sobre alfabetização baseada em evidências e sobre o ensino de alunos com dificuldades persistentes no desenvolvimento da leitura. Os achados da investigação dão suporte para realização de futuras capacitações profissionais no âmbito da alfabetização baseada em evidências que deem suporte para fortalecer ações educativas voltadas ao ensino inclusivo de leitura e escrita que atenda as necessidades educacionais dos alunos que apresentam maiores dificuldades no processo de aprendizagem.

Presidente - 2143029 - CINTIA ALVES SALGADO AZONI
Externa ao Programa - 1529226 - ANGELA MARIA CHUVAS NASCHOLD - UFRNExterno à Instituição - RENAN DE ALMEIDA SARGIANI - UNICSUL
Notícia cadastrada em: 18/09/2023 15:42