Banca de QUALIFICAÇÃO: ALBA MIRANDA BESERRA GURGEL SENA

DISCENTE : ALBA MIRANDA BESERRA GURGEL SENA
DATA : 27/09/2023
LOCAL: Plataforma Virtual Google Meet - Link da videochamada: https://meet.google.com/myv-zjdt-acj

Confiabilidade, validade convergente e desempenho do TRILHAR: processo de validação de um instrumento.

triagem; vocabulário; estudos de validação; linguagem infantil; reprodutibilidade dos testes.

Crianças com vocabulário restrito apresentam risco para transtornos de linguagem, podendo apresentar atrasos no nível morfossintático, dificuldades de decodificação e de compreensão leitora. A identificação de sinais de alterações de linguagem possibilita a intervenção precoce e, assim, o melhor prognóstico. O TRILHAR é um instrumento desenvolvido por pesquisadores brasileiros com o objetivo de proporcionar a triagem do vocabulário receptivo e expressivo de crianças entre 3 e 7 anos. Esse trabalho objetiva contribuir para o processo de validação do TRILHAR por meio da verificação da diferença de desempenho em vocabulário expressivo e receptivo em escolares de diferentes regiões, além de verificar a confiabilidade e a validade convergente do instrumento. Para a primeira análise, a amostra foi composta por 255 crianças de 3 a 7 anos divididas em dois grupos: G1 - 122 crianças do estado de São Paulo e G2 - 133 crianças do estado do Rio Grande do Norte. Todos os escolares, de G1 e G2, estudam em escolas públicas. As crianças do G1 apresentaram média de 9,90 (dp= 0,350) pontos no vocabulário receptivo, enquanto as do G2 9,83 (dp = 0,412) pontos. Quanto ao vocabulário expressivo, as crianças do G1 apresentaram média de 8,82 (dp = 1,305) e as do G2 8,53 (dp = 1,253) pontos. Para comparar os desempenhos, utilizou-se o teste t de duas amostras, demonstrando um valor de p de 0,16 para o vocabulário receptivo e 0,07 para o vocabulário expressivo. Esse resultado demonstra que não houve diferença significativa no desempenho entre os dois grupos. O aspecto semântico pode ter influência de diferentes condições como o ambiente familiar, escolar, idade, escolaridade dos pais e diversidade sociocultural. Portanto, ao desenvolver ferramentas brasileiras de medição e rastreio do vocabulário, deve-se observar a realidade sociolinguística e buscar palavras-alvo que considerem a diversidade do vocabulário de um país geograficamente extenso como o Brasil. Conclui-se que o instrumento TRILHAR é adequado para ser aplicado nestes dois contextos socioculturais diferentes. Além disso, foi possível observar a pontuação média obtida por ambas as populações. Essa análise poderá contribuir para estabelecer os valores de referência esperados para cada faixa etária. A segunda análise, de validade convergente e confiabilidade do instrumento, está em processo de construção.

Presidente - 2143029 - CINTIA ALVES SALGADO AZONI
Externo à Instituição - APARECIDO JOSÉ COUTO SOARES
Externa à Instituição - DÉBORA MARIA BEFI-LOPES - USP
Notícia cadastrada em: 18/09/2023 15:39