Banca de DEFESA: INGRID RAFAELLA DANTAS DOS SANTOS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : INGRID RAFAELLA DANTAS DOS SANTOS
DATA : 29/09/2023
HORA: 09:00
LOCAL: Sala de Reuniões da Secretaria de Educação à Distância (SEDIS)/UFRN.-https://meet.google.com/fzr-ay
TÍTULO:

TELEINTERVENÇÃO GUIADA POR VIDEOFEEDBACK À FAMÍLIAS DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA


PALAVRAS-CHAVES:

Correção de Deficiência Auditiva. Família. Feedback Formativo. Recursos Audiovisuais. Teleconsulta. 


PÁGINAS: 100
RESUMO:

Protocolos terapêuticos que otimizem os resultados de desenvolvimento na população infantil com deficiência auditiva ainda carecem de evidências. O videofeedback é um procedimento com tecnologia de baixo custo, de fácil acesso e que pode aprimorar a comunicação entre a família-criança, com impactos para seu desenvolvimento. Seu emprego por meio da Telefonoaudiologia pode transformar a oferta de terapias especializadas para esta população. Desta forma, o presente estudo teve por objetivo analisar a efetividade de um programa de intervenção remoto com videofeedbackpara a melhoria da interação entre famílias e crianças com deficiência auditiva. Trata-se, pois, de um estudo de intervenção quase-experimental, com amostra de conveniência com base na disponibilidade de participação das famílias nas sessões de teleconsulta, composta por 12 famílias usuárias de um serviço de saúde auditiva, divididas em grupos controle e experimental, avaliadas nos momentos pré e pós-intervenção por pesquisadores cegos sobre o estudo. As famílias e crianças foram caracterizadas por meio de dados secundários de prontuários, de questionários e avaliações clínicas. As variáveis analisadas nos momentos pré e pós foram aquelas referentes à avaliação da interação da família e seu filho (a), registrada em vídeo. O programa de intervenção por meio de teleconsulta contou com 10 sessões, de forma intensiva, sequencial. Anterior ao estudo principal foi realizado um estudo piloto de caso único para a calibração dos procedimentos da pesquisa, apresentado como Artigo 1.No estudo piloto (Artigo 1) observou-se mudança confiável e significância clínica para os comportamentos da mãe e mudança confiável para os comportamentos de linguagem receptiva e expressiva da criança, indicando o potencial do modelo proposto. No estudo de intervenção (Artigo 2) foi constatada diferença estatisticamente significativa entre os grupos controle e experimental nos momentos pré e pós-intervenção (p <0,01). Dentre as variáveis destacadas na interação família criança (avaliação geral da competência comunicativa do cuidador, interação sintonizada, intrusividade, solução de quebras na comunicação e expansão sintática) observou-se que tanto no GE como no GC algumas famílias se comportaram como outliers, contudo, constatou-se mudança clínica confiável das famílias do grupo experimental em relação ao grupo controle e significância clínica para algumas das famílias do GE. Conclui-se que a intervenção guiada por videofeedback mediada pela Telefonoaudiologia é efetiva, destacando-se a melhoria das interações entre as famílias e seus filhos (as) com deficiência auditiva e o potencial desta ferramenta para a otimização de resultados em programas clínicos de reabilitação auditiva infantil.  

 


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - ADRIANE LIMA MORTARI MORET
Presidente - 1717611 - JOSELI SOARES BRAZOROTTO
Interna - 1804274 - SHEILA ANDREOLI BALEN
Notícia cadastrada em: 18/09/2023 14:29
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