Banca de DEFESA: BIANCA STEPHANY BARBOSA VITAL

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : BIANCA STEPHANY BARBOSA VITAL
DATA : 28/09/2023
HORA: 14:00
LOCAL: Plataforma Google Meet.
TÍTULO:

MICROFONE REMOTO EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA


PALAVRAS-CHAVES:

Transtorno do Espectro Autista; Microfone Remoto; Percepção Auditiva; Crianças; Adolescentes.


PÁGINAS: 62
RESUMO:

Introdução: O Transtorno do Espectro Autista (TEA) apresenta a prevalência de
1/36 crianças diagnosticadas e podem apresentar dificuldades sociais,
comportamentais e de linguagem. Também podem ser observadas alterações
sensoriais e perceptuais, dentre elas auditivas. O Microfone Remoto (MR) é uma
tecnologia assistiva que permite uma melhor relação sinal/ruído podendo favorecer
a melhora na percepção auditiva, atenção e redução de esforço auditivo. Objetivo:
Mapear os estudos sobre o uso do Microfone remoto em crianças e adolescentes
com TEA. Metodologia: Trata-se de um estudo de Revisão de Escopo que seguiu
as diretrizes metodológicas do Instituto Joanna Briggs (JBI) e recomendações do
checklist PRISMA-ScR. Foi realizada uma busca nas bases de dados: Embase,
Scopus, Web of Science, Lilacs e na literatura cinzenta Google Scholar e ProQuest,
além de listas de referências dos estudos incluídos e consulta a experts. A
estratégia de busca foi adaptada a cada base de dados utilizando unitermos
específicos. Foram incluídos estudos de intervenção, com crianças e adolescentes
com TEA que fizeram uso do MR, sem restrição de gênero, idioma, idade, tempo de
publicação, etnia ou localização geográfica. Resultados: Foram identificados 709
estudos nas bases de dados e literatura cinzenta. Destes, sete artigos foram
incluídos para extração e análise de dados. Das publicações identificadas na lista de
referências e indicadas pelos experts apenas uma foi incluída na extração e análise
de dados. Os 08 estudos foram heterogêneos quanto ao modelo do sistema de MR
(individual ou em campo), aos testes aplicados, período de intervenção e local da
intervenção. Em sete estudos foi possível verificar melhora na percepção de fala
dos participantes após o período de intervenção com MR. Como também, foram
observados entre os estudos melhora no tempo de resposta verbal, na interação
social, no comportamento em sala de aula, na atenção auditiva, memória auditiva,
tolerância ao ruído e redução do estresse e modificação na atividade neural com
avaliação eletrofisiológica após período de intervenção. Conclusão: Crianças e
adolescentes que fizeram uso de MR apresentaram benefícios na percepção de
fala, interação social e comportamentais. Esta tecnologia assistiva mostra-se
promissora à esta população, porém são necessários mais estudos de campo para
definir protocolos e parâmetros de uso mais específicos descrevendo as variáveis
existentes em função dos diferentes quadros e níveis do TEA.


MEMBROS DA BANCA:
Externa ao Programa - 1262138 - ARYELLY DAYANE DA SILVA NUNES ARAÚJO - nullInterna - 1717611 - JOSELI SOARES BRAZOROTTO
Externa à Instituição - REGINA TANGERINO DE SOUZA JACOB - USP
Presidente - 1804274 - SHEILA ANDREOLI BALEN
Notícia cadastrada em: 18/09/2023 13:48
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