Banca de QUALIFICAÇÃO: LUCAS ALVES DE SOUSA GOMEZ

DISCENTE : LUCAS ALVES DE SOUSA GOMEZ
DATA : 19/02/2024
LOCAL: Defesa remota na sala:meet.google.com/rnd-zvxi-phh

Comparação dos perfis imunológicos e parâmetros laboratoriais em pacientes internados em UTIs durante diferentes surtos de SARS-CoV-2

nflamação; covid-19; vitamina D.

O prognóstico da covid-19 depende de vários fatores, incluindo a resposta imunológica do paciente, estado metabólico e nutricional e as características genéticas do vírus. Este estudo investigou o perfil inflamatório, estresse oxidativo e níveis de vitamina D em pacientes internados em unidades de terapia intensiva no Hospital do Coração (HC) e no Hospital Giselda Trigueiro (HGT), infectados com cepas original e Gama do SARS-CoV-2, respectivamente. Pacientes com RT-PCR positivo foram organizados em dois grupos: o primeiro grupo teve seu sangue coletado de abril a maio de 2020 (HC). O segundo grupo teve o sangue coletado em janeiro de 2021 (HGT). Foram determinadas as contagens globais e diferenciais de leucócitos, a relação neutrófilo-linfócito (NLR), razão plaqueta-linfócito (PLR), níveis sistêmicos de proteína C reativa (PCR), desidrogenase láctica (DHL), creatinina, vitamina D, malondialdeído (MDA) e de citocinas e quimiocinas. Com base nas características hematológicas e dosagens de marcadores sanguíneos, foram caracterizados dois diferentes grupos, observando-se que os pacientes HGT apresentaram maior número de leucócitos, principalmente neutrófilos, com maiores proporções de NLR e PLR quando comparados aos pacientes HC. Além disso, foram encontrados níveis mais elevados de DHL, CXCL8 e MDA e menores níveis de vitamina D, GM-CSF e IFN-g nos pacientes HGT. A neutrofilia observada juntamente com níveis elevados de CXCL8 e DHL nos pacientes HGT sugerem maior suscetibilidade à ocorrência de piroptose e NETose, que podem desempenhar um papel importante na gravidade do dano pulmonar e no comprometimento sistêmico durante a covid-19 causada pela variante Gama, em contraste com pacientes com a cepa original.

Externo à Instituição - CÁSSIO RICARDO DE MEDEIROS SOUZA
Interno - 1715230 - JOSELIO MARIA GALVAO DE ARAUJO