ARQUITETURA TIPOLÓGICA BIOCLIMÁTICA PARA INSTITUIÇÃO DE ENSINO
Palavras-chave: Projeto Arquitetônico. Edifícios Educacionais. Arquitetura Bioclimática. Vegetação.
Resumo: Qualidade de vida versus recursos naturais, não é em um futuro próximo que teremos que modificar nossos hábitos e concepções de consumo e sim nos dias atuais.
Portanto ações e atitudes que envolvem o tema sustentabilidade permeiam os diversos setores do nosso meio. Uma integração entre arquitetura e o meio ambiente, considerando seus condicionantes externos como as variações climáticas e a utilização dos recursos disponíveis na natureza, como o sol, a vegetação, a chuva e o vento para minimizar os impactos ambientais e reduzir o consumo energético se tornam essenciais. A partir destas concepções esta dissertação procura tratar dos critérios para a elaboração de um projeto para instituição de ensino baseado nos conceitos da arquitetura bioclimática, possibilitando uma arquitetura vernacular e eficiente em termos de conforto humano e consumo de energia. O trabalho constitui nas necessidades para um condicionamento ambiental ideal para um clima tropical, quente e úmido, características climáticas do município de São Gonçalo do Amarante – RN, local da implantação do projeto. Assim explorando as estratégias para um clima quente e úmido o controle passivo da ventilação se destaca pela permeabilidade do edifício ao vento, agindo em conjunto com uma utilização criteriosa de espécies vegetais, o projeto desenvolvido procura demonstrar a sua possibilidade de emprego.