Banca de QUALIFICAÇÃO: RENATO DANTAS DE MEDEIROS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : RENATO DANTAS DE MEDEIROS
DATA : 31/05/2022
HORA: 14:00
LOCAL: Videoconferência
TÍTULO:

TÍTULO DO PROJETO DE TESE: _Desenvolvimento, caracterização e avaliação do potencial anti-candida e anti-inflamatório de formulações nanotecnológicas contendo extrato e composto isolado de Commiphora leptophloeos.

TÍTULO DO PROJETO DE PESQUISA QUE SERÁ APRESENTADO NO EXAME: Desenvolvimento de formulações nanotecnológicas vaginais e mucoadesivas contendo o extrato de Commiphora leptophloeos: potencial aplicação na prevenção da transmissão sexual do vírus HIV.


PALAVRAS-CHAVES:

Burseraceae; Fitoterápicos; Infecção viral; Resistência; Antivirais;


PÁGINAS: 18
RESUMO:

A espécie Commiphora leptophloeos (Mart.) J. B. Gillett. (Burseraceae) é uma planta medicinal nativa do Brasil, pertence ao bioma caatinga e é conhecida popularmente como “imburana-de-espinho” e “imburana-de-cambão”. Os estudos etnofarmacológicos citam o uso da espécie no tratamento tópico de infecções e inflamações vaginais, incluindo cervicites, vaginites e cérvico-vaginites. Dentro deste contexto, o presente estudo objetiva desenvolver e caracterizar formulações vaginais mucoadesivas contendo o extrato das cascas do caule de C. leptophloeos, avaliar a citotoxicidade e o potencial efeito anti-HIV. Para tanto, a metodologia de estudo será dividida nas seguintes partes: i: desenvolvimento e caracterização fisicoquímica de sistemas particulados de quitosana contendo o extrato das cascas do caule; ii: avaliar a estabilidade e as propriedades mucoadesivas dos sistemas nanoparticulados; iii) Avaliar a citotoxicidade do extrato das cascas do caule e do de C. leptophloeos incorporados ou não em formulações nanoparticuladas em células presentes na mucosa vaginal (THP-1) e no epitelial do colo do útero (HEC-1A); iv) Avaliar a atividade antiviral contra o vírus HIV in vitro do extrato das cascas do caule livre e incorporados nas formulações nanoparticuladas; v) Investigar o mecanismo de ação anti-HIV do extrato e das formulações nanoparticuladas sobre o alvo celular do fator NF-kB, na inibição proteína Tat transcricional e de células HeLa-Tet-ON infectadas e na replicação viral. Os resultados obtidos nesse projeto visam à obtenção de novas formulações nanotecnológicas promissoras e inovadoras na área de fitoterápicos para a prevenção da transmissão sexual do vírus HIV em mulheres a partir do extrato das cascas do caule de Commiphora leptophloeos.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1639820 - ARNOBIO ANTONIO DA SILVA JUNIOR
Externo à Instituição - MARLUS CHORILLI - UNESP
Presidente - 1490222 - SILVANA MARIA ZUCOLOTTO LANGASSNER
Externa à Instituição - TAIS MARIA BAUAB - UNESP
Notícia cadastrada em: 24/05/2022 15:18
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa12-producao.info.ufrn.br.sigaa12-producao