Banca de QUALIFICAÇÃO: POLYANNE NUNES DE MELO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : POLYANNE NUNES DE MELO
DATA : 25/08/2016
HORA: 09:00
LOCAL: Sala de Aulas do PPgDITM
TÍTULO:

TÍTULO DO PROJETO DE TESE: Caracterização físico-química e atividade biológica de complexos multicomponentes contendo ciclodextrinas para o tratamento da Doença de Chagas.

TÍTULO DO PROJETO DE PESQUISA QUE SERÁ APRESENTADO NO EXAME: Nanopartículas de quitosana reticuladas com ciclodextrinas para a liberação de fármacos e proteínas.

TÍTULO DO ARTIGO SUBMETIDO: Interaction pathways of specific co-solvents with hydroxypropyl-β-cyclodextrin inclusion complexes with benznidazole in liquid and solid phase.


PALAVRAS-CHAVES:

.


PÁGINAS: 34
RESUMO:

-size-adjust: auto; -webkit-text-strokA nanotecnologia é uma ciência que vem proporcionando nas últimas décadas a obtenção de materiais com características únicas e diferenciadas, as quais têm se mostrado de grande importância para a área farmacêutica. A obtenção de nanopartículas poliméricas para o carreamento de diferentes moléculas bioativas, pelo organismo humano, tem ganhado força entre os pesquisadores da área de tecnologia farmacêutica, pois estes sistemas são capazes de diminuir a toxicidade, prolongar a liberação da molécula incorporada, permitir maior captação celular e aumentar a especificidade para determinados tecidos e órgãos. Para tanto, a quitosana (CH) é um dos polímeros biodegradáveis de escolha para a obtenção das nanopartículas, principalmente devido a sua fácil obtenção e baixo custo, e às suas características de mucoadesividade e de aumento da transfecção celular. Estas características fornecidas às nanopartículas com o emprego da CH podem ser incrementadas através da adição de ciclodextrinas (CD), as quais são oligossacarídeos cíclicos capazes de solubilizar-se em meio aquoso e ao mesmo tempo encapsular, em seu interior, moléculas de solubilidade aquosa limitada. É esperado que as CD permitam uma maior incorporação de moléculas bioatívas, maior permeabilidade celular e diminuição do tamanho das partículas, entre outros benefícios. Com esta finalidade, as CD naturais, α- CD, β-CD e γ-CD serão utilizadas em substituição ao tripolifosfato, para a obtenção de nanopartículas de CH pela técnica de gelificação iônica. No presente projeto, as propriedades físico-químicas das diferentes formulações serão avaliadas a fim de otimizar os parâmetros de obtenção de nanopartículas esféricas com tamanho uniforme em torno de 200 nm e potencial zeta positivo. A eficiência de encapsulação do fármaco benznidazol e da proteína albumina de soro bovino (BSA) serão investigadas, bem como a capacidade de liberação modificada e biocompatibilidade das nanopartículas.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1639820 - ARNOBIO ANTONIO DA SILVA JUNIOR
Interno - 1198847 - JOSE LUIS CARDOZO FONSECA
Interno - 6330567 - TULIO FLAVIO ACCIOLY DE LIMA E MOURA
Externo ao Programa - 1549705 - ADRIANA FERREIRA UCHOA
Notícia cadastrada em: 10/08/2016 16:30
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa07-producao.info.ufrn.br.sigaa07-producao