Banca de QUALIFICAÇÃO: LETÍCIA STRECK

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LETÍCIA STRECK
DATA: 08/12/2015
LOCAL: Sala de Aula do PPgDITM - UFRN

TÍTULO DO PROJETO DE PESQUISA QUE SERÁ APRESENTADO NO EXAME:

Determinação de bioacessibilidade de compostos a partir de sistemas coloidais lipídicos através do modelo de digestão in vitro

TÍTULO DO ARTIGO SUBMETIDO:

Rheological changes among isotropic and anisotropic biocompatible lipid based drug delivery systems  (LBDDS) overcoming insoluble benznidazole loading

.

GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Farmácia

O conhecimento do comportamento da substância ativa (fármaco ou vitamina) e dos demais componentes presentes em uma formulação frente a diferentes enzimas presentes no trato gastrointestinal permite prever aspectos de biodisponibilidade quando administrada pela via oral. Diversas  substâncias, incluindo  fármacos  e vitaminas,  apresentam  problemas relacionados à biodisponibilidade, estes podem estar relacionados às suas características físico-químicas levando à degradação  que pode acontecer pela ação das  enzimas presentes no tratogastrointestinal ou pelo seu pH.    Os antioxidantes oriundos da dieta ou da suplementação vitamínica, como a vitamina A, e a vitamina E, são extremamente importantes na intercepção  dos radicais livres oriundos de processos oxidativos e estão relacionados com a grande maioria das doenças. Estas substâncias apresentam características apolar sendo assim hidrofóbicas. O beta (β) caroteno é o carotenóide mais abundante  (RODRIGUEZAMAYA,  KIMURA & AMAYA-FARFAN, 2008) e o  mais eficiente como precursor da vitamina A. A vitamina E consiste na denominação genérica de oito compostos lipossolúveis, os alfa (α), beta  (β), gama (γ) e delta (δ) tocoferóis e  α,  β,  γ  e  δ tocotrienóis, cada um com atividades biológicas específicas; porém, com especificidades, sendo que alfa (α) tocoferol é o mais potente antioxidante.   A absorção de vitaminas hidrofóbicas pelo organismo é aumentada quando ingeridas junto com compostos ricos em lipídios. Neste sentido, a  incorporação  destes compostos em matrizes lipídicas como os sistemas coloidais lipídicos incluindo: emulsões, nanoemulsões, microemulsões, lipossomas e as micro e nanopartículas lipídicas sólidas constituem interessantes alternativas a serem utilizadas para proteger estes compostos da degradação e aumentar a biodisponibilidade.  As emulsões, micro e nanoemulsões constituem  sistemas líquidos de dois líquidos imiscíveis estabilizados por tensoativos. Já as micro e nanopartículas sólidas são estruturas que  apresentam um núcleo lipídico sólido envolvido por uma monocamada de tensoativos o que as torna hidrofóbica.   Os ensaios de digestibilidade  in vitro  e  in vivo  permitem avaliar a bioacessibilidade destes compostos e demonstrar o desempenho do sistema lipídico frente aos processos de digestão. Para o desenvolvimento do método in vitro é importante conhecer as características fisiológicas. O desenvolvimento de um método in vitro de digestão é uma alternativa ao método convencional  in vivo  e visa reduzir custos e melhorar o uso desta técnica. Assim, o presente projeto versará no desenvolvimento de novos sistemas de incorporação de vitaminas A e E seguidos pela sua  caracterização físico-química, avaliação da bioacessibilidade  in vitro através da simulação do tratogastrointestinal incluindo: boca, estômago e intestino delgado  além da absorção intestinal  in vitro em cultura de células. O estudo da bioacessibilidade permite melhor delineamento dos sistemas para cada composto assim como oferece informações sobre a sua estabilidade e biodisponibilidade no organismo quando administrados pela via oral.   A obtenção de novos insumos  a serem aplicados na indústria química, cosmética, farmacêutica e principalmente de alimentos, os quais sejam capazes de modificar a estabilidade, melhorar a biodisponibilidade representam  uma alternativa promissora para a prevenção de doenças importantes  e com alta mortalidade como as doenças cardiovasculares e também o câncer, entre outras. Além disso, a contemplação do referido projeto dentro do presente  edital vem a fortalecer a linha de pesquisa “Nanotecnologia aplicada para o aumento  da eficiência terapêutica de compostos de baixa solubilidade utilizados na prevenção de hipovitaminoses que previnem diversas doenças de alta mortalidade como câncer e doenças cardiovasculares" dentro da Universidade da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, a qual possibilita treinamento e formação de recursos humanos em nível de iniciação científica, mestrado e doutorado. PALAVRAS-CHAVES: vitaminas, sistemas coloidais, nanotecnologia farmacêutica, bioacessibilidade, digestão in vitro.

Externo ao Programa - 1753094 - ALCIDES DE OLIVEIRA WANDERLEY NETO
Presidente - 1639820 - ARNOBIO ANTONIO DA SILVA JUNIOR
Externo ao Programa - 2378605 - CRISTIANE FERNANDES DE ASSIS
Externo ao Programa - 349432 - LUCIA DE FATIMA CAMPOS PEDROSA