Banca de QUALIFICAÇÃO: ÍGOR PRADO DE BARROS LIMA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ÍGOR PRADO DE BARROS LIMA
DATA: 16/05/2014
HORA: 09:00
LOCAL: Sala de Aula do PPgDITM - UFRN
TÍTULO:

ESTUDOS TÉRMICOS APLICADOS À ESTABILIDADE DAS ASSOCIAÇÕES DERMATOLÓGICAS MAGISTRAIS DE
COMPOSTOS DESPIGMENTANTES


PALAVRAS-CHAVES:

despigmentantes; associações dermatológicas; estabilidade; incompatibilidades; produtos de degradação; estudos térmicos.


PÁGINAS: 30
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Farmácia
RESUMO:

Os despigmentantes compõem uma categoria de produtos com a função de melhorar as imperfeições de peles hiperpigmentadas. Na manipulação de medicamentos magistrais, destaca-se à viabilização de associações de fármacos proporcionando um efeito sinérgico ou a simplificação posológica. Contudo, o mercado magistral passa por um período de transição para atender aos preceitos de qualidade e aos aspectos regulatórios cada vez mais rigorosos. O setor magistral se depara freqüentemente com um grande número de incompatibilidades entre os componentes das formulações que afetam de forma importante a estabilidade das formulações. A elaboração deste projeto foi motivada, levando-se em consideração a ampla utilização por parte das farmácias de manipulação das formas farmacêuticas semissólidas despigmentantes em associações. Neste sentido, o objetivo desta pesquisa é avaliar a aplicação dos estudos térmicos frente à estabilidade das associações dermatológicas de compostos despigmentantes. Os princípios ativos despigmentantes mais prescritos serão utilizados para o desenvolvimento  da pesquisa: hidroquinona, ácido retinóico, ácido glicólico, ácido glicirrízico, ácido kójico e ácido fítico, que serão avaliados isoladamente e nas associações, com os excipientes das bases galênicas (creme, loção e gel). Estes terão seus comportamentos térmicos avaliados por técnicas termoanalíticas (Termogravimetria e Calorimetria Exploratória Diferencial). Os ativos serão quantificados por Cromatografia Líquida de Alta Eficiência (HPLC) e Cromatografia Líquida Ultra Rápida (UFLC), bem como avaliada a pureza microbiológica das bases. Todos os ensaios analíticos seguirão o protocolo do guia para a realização de estudos de estabilidade. Espera-se com este projeto aplicar as técnicas térmicas em estudos de estabilidade das associações dermatológicas, determinando o comportamento térmico dos ativos e excipientes utilizados, bem como identificando as interações existentes e os prováveis produtos de degradação que são formados ao longo do estudo de estabilidade. Com isso, proporcionar uma melhoria na qualidade das formulações manipuladas em farmácias magistrais, através da transferência de informações.
 

 


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 1679481 - ANA PAULA BARRETO GOMES
Presidente - 1492900 - CICERO FLAVIO SOARES ARAGAO
Externo ao Programa - 1893445 - EUZEBIO GUIMARAES BARBOSA
Externo ao Programa - 1714294 - MARCIO FERRARI
Notícia cadastrada em: 05/05/2014 15:27
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa08-producao.info.ufrn.br.sigaa08-producao