Educomunicação - Uma estratégia para promover a biodiversidade em uma Área de Proteção Ambiental Costeira
Percepção Ambiental, Estudantes, Professores, Unidade
de Conservação.
A presente pesquisa tem como objetivo avaliar as potencialidades de
duas escolas públicas relacionadas à Área de Proteção Ambiental
Jenipabu (APAJ) com base nas percepções e práticas educomunicativas
sobre o meio ambiente. Busca-se contribuir com a divulgação positiva
sobre a Unidade de Conservação em análise, valorizando também, o
aspecto sociocultural das comunidades locais, de modo a aproximar e
corresponsabilizar, naturalmente, os atores envolvidos, por meio da
Educomunicação. Foram aplicados 3 questionários para grupos distintos
de professores, estudantes e pais, pertencentes às escolas da rede
pública de ensino (01 situada dentro da APAJ e 01 situada no entorno).
Os resultados comprovaram o distanciamento desses atores quanto ao
conhecimento, participação e envolvimento com a área, provocado pela
ausência de ações comunicativas e educativas, mediáticas e midiáticas
presentes na Educomunicação.