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Banca de DEFESA: CANDICE SIMOES PIMENTA DE MEDEIROS

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : CANDICE SIMOES PIMENTA DE MEDEIROS
DATA : 25/08/2023
HORA: 08:00
LOCAL: Remoto
TÍTULO:

Análise de viabilidade do uso domiciliar do exergame VirtualTer para reabilitação do equilíbrio postural de idosos

 


PALAVRAS-CHAVES:

Envelhecimento, Equilíbrio postural, Jogos Eletrônicos de Movimento, Tecnologia.


PÁGINAS: 212
RESUMO:

Introdução: A utilização de exergames vem ganhando destaque na reabilitação por aumentar o nível de atividade física, impulsionando a saúde, a função física em idosos e como ferramenta de treino no ambiente domiciliar. O VirtualTer é um exergame de baixo custo, validado e testado no ambiente laboratorial e adaptado para o contexto domiciliar de idosos visando ampliar os níveis de atividade física e reduzir o risco de quedas nessa população. Nesse sentido, ressalta-se a importância de investigar a viabilidade e os efeitos do uso domiciliar do exergame VirtualTer em idosos. Objetivo: Essa tese tem como objetivo principal analisar a viabilidade do uso domiciliar do exergame VirtualTer para reabilitação do equilíbrio postural de idosos. Métodos: O estudo envolveu três modalidades integradas: 1) Elaboração de protocolo e revisão sistemática; 2) Estudo piloto com a aplicação do protótipo da versão domiciliar do VirtualTer em sessão única durante 15 minutos; 3) Análise de viabilidade dos efeitos do uso domiciliar do VirtualTer e avaliação qualitativa das barreiras e facilitadores durante a aplicação do jogo. O VirtualTer foi executado três vezes na semana durante duas semanas por 25 minutos. Os efeitos do jogo foram analisados com a avaliação sociodemográfica e os testes Short Physical Performance Battery (SPPB), International Physical Activity Questionnaire (IPAQ), Escala de Avaliação de Incapacidade WHODAS 2.0, Teste de Alcance Funcional (TAF), System Usability Scale (SUS) e Inventário de Motivação Intrínseca (IMI). Durante a intervenção, foi realizada uma análise observacional das barreiras e facilitadores por meio de um formulário diário, estruturado mediante os domínios da Classificação Internacional da Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF). Resultados: A modalidade 1 resultou em dois artigos: Artigo 1 – O protocolo da revisão sistemática definiu a metodologia a ser implementada na execução da revisão. Artigo 2 – Na revisão sistemática, após a triagem de 1107 registros, 4 estudos foram elegíveis. A usabilidade dos exergames foi classificada como aceitável e boa. O efeito combinado indicou melhorias no equilíbrio funcional no teste TUG (MD = -5,90; IC 95% = -10,29 a -1,51) e teste de Tinetti (MD = 4,80; IC 95% = 3,36 a 6,24), em favor do grupo exergames. Observou-se uma diferença significativa no grupo experimental para as modalidades imersivas (MD = -9,14; IC 95% = -15,51 a -2,77). A certeza da evidência foi classificada como baixa e muito baixa. A modalidade 2 resultou em um artigo: Artigo 3 – Cerca de 25 idosos com baixo desempenho físico, alto nível de inatividade física e funcionalidade prejudicada participaram do estudo piloto. Houve uma relação significativa entre a escala SUS e o gênero (P=0,04), estado civil (P=0,03) e escolaridade (P=0,01). Observou-se uma motivação de 87 pontos na IMI, uma usabilidade de 72,50 pontos na escala SUS com nível de satisfação de 80%. Foram identificados elementos técnicos passíveis de adaptação sendo incorporadas soluções funcionais para a marcha estacionária e ultrapassagem de obstáculos para consolidação final da versão domiciliar. A modalidade 3 resultou em dois artigos: Artigo 4 – A amostra foi composta por 15 idosos. Observou-se melhores pontuações nos testes após a intervenção. Foi encontrada uma correlação significativa entre os valores do pré e pós intervenção do TAF (p = 0,001), na velocidade no teste de caminhada do SPPB (p = 0,023) e na classificação do IPAQ (p = 0,020). Os idosos tiveram alta motivação intrínseca (92 pontos no IMI) após o treino, classificaram a usabilidade do jogo como excelente (score de 85 no SUS) e observou-se um nível de satisfação de 86,7%. Houve uma diferença significativa (p = 0,001) nas pontuações do jogo ao longo da intervenção. Artigo 5 – Observou-se incapacidade funcional leve no WHODAS sem diferenças significativas entre o pré e pós intervenção. Os elementos facilitadores foram a inovação, diversão, usabilidade, motivação e competitividade do jogo; os benefícios da atividade física, a estrutura e o aconchego do domicílio, as adaptações e o incentivo e suporte da família. As barreiras foram relacionadas com elementos tecnológicos do jogo (travamentos, inconsistências na captura do movimento e contagem desproporcional das energias nocivas do jogo), medo e insegurança de subir e descer do step, limitação da mobilidade, ruídos externos, atitudes de membros da casa, animais domésticos, telefonemas e visitas inesperadas. Conclusão: Os exergames aplicados em casa mostraram boa usabilidade e tiveram efeitos significativos no equilíbrio postural, principalmente as modalidades imersivas. O protótipo da versão domiciliar do VirtualTer obteve boa usabilidade e demarcou a necessidade de ajustes nos elementos técnicos para fomentaram uma maior especificidade e robustez na versão final do jogo. O exergame VirtualTer foi considerado como uma ferramenta viável, segura, apresentando excelente usabilidade e aceitação no ambiente domiciliar, gerou alta motivação nos idosos e melhores pontuações nos testes clínicos pós intervenção. As barreiras e facilitadores observadas durante a execução do jogo influenciaram a sua aplicação, reforçando a necessidade do VirtualTer domiciliar ser executado com supervisão e contribuem para o aperfeiçoamento dessa ferramenta tecnológica.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2374822 - FABRICIA AZEVEDO DA COSTA CAVALCANTI
Externa à Instituição - LUCIANA PROTASIO DE MELO
Externo ao Programa - 1763991 - RUMMENIGGE RUDSON DANTAS - UFRNExterna à Instituição - TANIA FERNANDES CAMPOS - UFPE
Externa à Instituição - THAIANA BARBOSA FERREIRA PACHECO - UFRN
Notícia cadastrada em: 16/08/2023 14:48
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