Interdisciplinariedade na Reforma Curricular do Ensino Médio maranhense: limites e possibilidades
Interdisciplinaridade. Ensino Médio. Currículo. Trabalho.
Nessa pesquisa analisamos o princípio da interdisciplinaridade na Reforma Curricular do Ensino Médio, nos documentos legais e no Colégio Universitário Maranhense (COLUN). Para isso, procuramos: investigar, numa perspectiva crítica, a proposta de adoção da interdisciplinaridade como eixo central da Reforma, a qual está amparada pela Lei nº 9.394/96, pelo Parecer nº 15/98, Resolução nº 03/98 e Resolução nº 02/2012 e, refletir sobre as condições de sua efetividade na realidade do Estado do Maranhão. Nessa perspectiva, a pesquisa realizada incorporou a revisão dos dispositivos legais e revisão da literatura educacional que contribuiu para a análise histórica e crítica do discurso presente nos documentos legais. Dessa forma, os procedimentos adotados se construíram a partir da análise da Reforma Curricular. Evidenciamos que a Reforma, ao desenhar o currículo do Ensino Médio, toma por base conceitos sobre o trabalho, numa perspectiva de que o trabalhador possa se adaptar com flexibilidade às novas condições impostas pela reestruturação produtiva. Consideramos que a falta de clareza teórica sobre o princípio da interdisciplinaridade, bem como as contradições que se dão no âmbito das relações sociais de produção capitalista, contribuem para a formulação de políticas educacionais e propostas pedagógicas pouco esclarecedoras em relação a esse princípio, tendo como principal consequência representações ambíguas e idealizadas. Identificamos que, historicamente, a articulação entre currículo e trabalho, no Brasil, tem oscilado entre o academicismo artificial e a profissionalização estreita. Concluímos que o trabalho numa perspectiva interdisciplinar, situa-se dentro de uma complexa rede de mediações e tensões entre as diferentes esferas da sociedade. Esse trabalho se constitui uma atividade ao mesmo tempo teórica e prática. Ressaltamos que a construção da pesquisa empírica, foi um processo limitador e reducionista devido as condições de realização do Dinter, deixando, portanto, lacunas que podem ainda ser suprimidas.