Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA CAROLINA DANTAS CAMPELO NEVES

DATA : 29/04/2024
LOCAL: Sala de Aulas I GEP/MEJC

Perfil de morte celular em mulheres com diabetes tipo 1, 2 e gestacional

Diabetes Gestacional; Anexinas; Citometria de Fluxo; Testes Imunológicos.

Em 2021, dos 14 milhões de casos diagnosticados de diabetes mellitus, 7% foram de diabetes mellitus gestacional (DMG), o que representa cerca de 980 mil gestantes brasileiras. Essa doença pode resultar em importantes desfechos maternos-fetais como a pré- eclâmpsia, ruptura precoce das membranas nas mulheres e desenvolvimento de macrossomia, icterícia, hipoglicemia, sofrimento respiratório, policitemia e hipocalcemia nos fetos. O estado inflamatório e o aumento de índice glicêmico gestacional acarretam danos celulares que culminam com a liberação de radicais livres e/ou espécies reativas de oxigênio, levando ao estresse oxidativo e ao aumento de morte celular programada. Objetivo: Analisar se a presença de apoptose celular e formação de micronúcleos estão associados ao processo inflamatório do Diabetes Mellitus na gestação em uma maternidade escola como potencial diagnóstico para Diabetes Mellitus. Metodologia: Trata-se de um estudo observacional e descritivo, de abordagem quantitativa, operacionalizado em duas etapas: estudo transversal e caso-controle. No momento, foram arroladas 118 de 210 gestantes, divididas entre grupos de gestantes diabéticas e controle. O cálculo amostral foi realizado pelo software G*Power 3.1.9.7 (Universitat Dusseldorf, Dusseldorf, Germany). A obtenção das amostras biológicas se dá por meio de coleta de sangue periférico para a identificação de células apoptóticas por citometria de fluxo seguindo o protocolo PeripheralBlood Mononuclear Cell - Células Mononucleares do Sangue Periférico (PBMC). Os dados qualitativos foram coletados por entrevistas com as gestantes e, quando necessário, houve acesso aos prontuários físicos e/ou eletrônicos e a análise descritiva foi realizada pelo Statistical Package for the Social Science (SPSS). Resultados: Até o presente momento, a população de monócitos não mostrou-se significativa, enquanto que os granulócitos e linfócitos expressaram-se significativos. Houve predominância do gestantes pardas, com diabetes do tipo gestacional, residentes em regiões interioranas, com nível médio completo. Considerações finais: A citometria de fluxo vem sendo uma ferramenta importante para a avaliação da apoptose e compreensão mais aprofundada dos processos biológicos subjacentes durante a gravidez, seja em gestantes com ou sem comorbidades. De tal forma, observou-se uma maior presença de apoptose recente e tardia na população de gestantes diabéticas em relação ao que foi visualizado no grupo controle.

Presidente - 1714243 - DANIELLA REGINA ARANTES MARTINS SALHA
Interna - 1055045 - MARCELA ABBOTT GALVAO URURAHY