Banca de DEFESA: PRISCILLA FONTENELE ARNULF DE OLIVEIRA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : PRISCILLA FONTENELE ARNULF DE OLIVEIRA
DATA : 28/04/2023
HORA: 15:00
LOCAL: online
TÍTULO:

Portfolios bil'ingues com tecnologia digital no ensino de Artes Visuais para pessoas surdas


PALAVRAS-CHAVES:

Libras; Arte/educação; Portfólio; Inovação; Tecnologias Digitais.


PÁGINAS: 90
RESUMO:

Essa pesquisa trata da sistematização de uma metodologia de uso de tecnologia digital para a produção de portfólios bilíngues no ensino de Artes Visuais para pessoas surdas. O portfólio enquanto instrumento pedagógico é compreendido com a possibilidade de ser composto por documentos e atividades diversas, construído em conjunto entre educador e educandos. Essa pesquisa toma a Abordagem Triangular como a concepção de arte/educação para o uso do portfólio. Essa abordagem é composta por três pilares norteadores: ler imagens, contextualizar produções e fazer arte. O instrumento demonstra ser capaz de articular esses três pilares e propiciar uma avaliação formativa. Esse trabalho adota o paradigma do modelo social, que reconhece a responsabilidade da sociedade em criar barreiras para os indivíduos e sendo a responsável por eliminá-las. Esse modelo também considera importante a participação dos próprios sujeitos nas proposições a serem elaboradas sobre determinado público, além de ressaltar a importância do trabalho em equipe. Além disso, para pensar o sujeito surdo, esse trabalho assume a concepção socioantropológica para pensar a construção do portfólio bilíngue, tomando como base a língua, identidade e cultura desse público. A metodologia da pesquisa é a pesquisa-ação, um tipo de pesquisa social de base empírica, em que pesquisadores e participantes trabalham de forma cooperativa. A organização das etapas se divide em planejamento, ação, reflexão e avaliação, num ciclo iterativo de acordo com os resultados percebidos. A tecnologia digital para a construção dos portfólios bilíngues é um aplicativo de celular que permite registrar anotações em Língua de Sinais nas obras de arte produzidas. Os participantes da pesquisa são educandos surdos e o uso do aplicativo se mostra eficaz para a produção do portfólio bilíngue, auxiliando no ensino e aprendizagem dos mesmos. A atuação do tradutor-intérprete de Língua de Sinais e sua relação com o educador, com o conteúdo apresentado e com os educandos, além da cooperação de uma pessoa surda para auxiliar durante as aulas, demonstram ser importantes diferenciais para a qualidade do ensino e aprendizagem nesse contexto.

 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2292957 - ARLETE DOS SANTOS PETRY
Interna - 3229319 - APUENA VIEIRA GOMES
Externa ao Programa - 1756133 - RITA DE CASSIA BARBOSA PAIVA MAGALHAES - UFRNExterna à Instituição - ANA BEATRIZ BAHIA SPINOLA BITTENCOURT - UDESC
Notícia cadastrada em: 14/04/2023 08:19
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