AVALIAÇÃO DA INFLUÊNCIA DAS TRANSVERSINAS E DA RIGIDEZ DO TABULEIRO NA OBTENÇÃO DAS REAÇÕES
DE APOIO E NA DISTRIBUIÇÃO DE MOMENTO FLETOR DEVIDO À CARGA MÓVEL ATUANDO NAS PONTES ESCONSAS.
Pontes Esconsas; Influência das Transversinas; Rigidez do tabuleiro; Método dos Elementos Finitos.
Atualmente, com a evolução das técnicas de construção e o projeto geométrico
definindo previamente o traçado da rodovia, o uso de pontes com traçados esconsos tem
sido cada vez mais correntes nas concepções de projetos. A análise estrutural destas
pontes com geometria longitudinal esconsa apresenta maior complexidade quando
comparado ao de pontes com traçados retos. Por conta disso existe uma escassez de
pesquisas acerca do tema tanto em nível nacional quanto internacional. Assim, o
objetivo deste trabalho de pesquisa é realizar um estudo sobre a influência das
transversinas e da rigidez do tabuleiro com traçado longitudinal esconso no plano
horizontal, na obtenção das reações de apoio e na distribuição de momento fletor devido
à carga móvel em pontes de concreto armado. Para tanto, serão construídos modelos
numéricos para sistemas estruturais de pontes em vigas moldadas in loco, via Método
dos Elementos Finitos por meio do programa computacional CSiBridge V17, a fim de
averiguar a influência da adição de transversinas de apoio e intermediária nas reações de
apoio e na distribuição de momento fletor nas longarinas das pontes esconsas. Mediante
a complexidade do assunto é de fundamental relevância contribuições científicas
visando determinar com maior exatidão esses efeitos. Almeja-se com a conclusão da
pesquisa que seja possível compreender como ocorre o comportamento de pontes
esconsas de concreto armado e contribuir, dessa forma, para o aprimoramento do estudo
da análise estrutural desse tipo de sistema estrutural.