Mutações Sinônimas e a Evolução Neutra de Bactérias
Análise de Dados Transcricionais de Células Progenitoras Neurais Expostas ao Chumbo
Evolução molecular. Codon Bias. lndice de adaptabilidade. Seleção positiva. Mutação sinônima.
Exposição ao chumbo. Transcriptogramer. RNA-Seq. Analise de transcriptoma. Time series. Inferência de redes. Data integration. Visualização de redes.
Parte I
O estudo da evolução molecular permite a inferência dos mecanismos responsáveis pela seleção de mutações genéticas dentro da escala temporal. Recetes experimentos evolucionários de longo termo (LTEE) permitem colocar a prova teorias evolucionárias cujas inferências eram anteriormente baseadas em experimentos menores e restritos. Este trabalho objetivou verificar a influência das mutações sinônimas (Syn) sobre o fitness de procariotos, sua correlação com o codon bias existente em um genoma e desenvolver um método para mensuração desta correlação. Para tanto utilizou-se dados de um LTEE onde 50.000 gerações de E. coli REL606 tiveram suas mutações acompanhadas por três décadas. Nele 12 populações de bactérias tiveram dois clones extraídos e sequenciados em 11 gerações distintas. Para cada grupo população/geração, as variantes de um único nucleotídeo (SNV) observadas foram classificadas como Syn ou não sinônimas (Non) e registradas. Criou-se genomas de referência, contendo todas as mutações ocorridas no grupo, para servir como referência para a próxima geração e tendo os valores de índice de adaptabilidade para cada códon (w) calculados. Para quantificar a influência do códon bias sobre a preservação de Syn, propôs-se um índice de variação de w (∆w), baseado na razão entre o w da mutação e o w do genoma de referência. A análise de tal índice permitiria concluir-se sobre como um possível um retardamento na tradução do mRNA mutado poderia criar pressão seletiva sobre Syn. Para tanto, criou-se uma base de comparação randômica e livre de seleção usando-se simulação Monte Carlo (MC) com 20.000 rounds de simulação para cada um destes grupos, onde mutações aleatórias foram introduzidas no genoma de referência, classificadas e ∆w calculados. Validou-se os resultados obtidos pela MC, calculando-se o p-value das distribuições de frequências em função da frequência de SNV observadas em cada ∆w. As hipóteses inicialmente levantadas não se confirmaram, não tendo sido possível estabelecer uma relação inequívoca entre mutações sinônimas e sua influência no processo seletivo.
Parte II
As implicações do envenenamento por chumbo são importantes na saúde humana. Atingindo todos os sistemas orgânicos, afeta principalmente o sistema nervoso, com implicações graves e irrevers veis do neurodesenvolvimento, consolidação de memória e processos de aprendizagem em crianças. Sua interação com componentes celulares dá-se de muitas formas, afetando proteínas de ligação a íons, proteínas de sinalização de transdução, canais iônicos transmembrana e fatores de transcrição. No presente trabalho, aplicamos o pipeline do pacote transcriptogramer R/Bioconductor com a finalidade de avaliar o perfil transcricional de células progenitoras neurais humanas (NPCs) tratadas com acetato de chumbo 30μM. O algoritmo do transcriptogramer é dotado de um método não supervisionado, baseado em biologia de sistemas, projetado para identificar, em experimentos do tipo casocontrole, grupos de genes funcionalmente associados e diferencialmente expressos. Tal pipeline foi capaz de identificar 8 clusteres diferencialmente expressos nos primeiros dias do tratamento com chumbo, que tiveram o seu número de genes envolvidos ampliados com o passar do tempo de tratamento. A análise de enriquecimento de tais clusteres revelou que no início do tratamento ocorreram modificações nas vias de glicosilação, bioss ntese lipídica e de sinalização da proteína G, além de alterações detectadas nas vias de organização do citoesqueleto, do metabolismo dos canais iônicos e do processo de divisão celular. No tempo final do tratamento, ouve a incorporação dos nós próximos com consequente expansão daqueles clusteres, bem como ampliação do número de termos do Gene Ontology (GO) envolvidos. O pipeline do transcriptogramer foi capaz de identificar diversos sistemas com transcrição alterada, envolvendo termos relacionados ao zinco e ao cálcio, além de vias bem descritas como sendo afetadas quando da exposição a esse metal. Desta forma, conclui-se que o chumbo induz modificações transcricionais importantes nas NPCs as quais podem ser correlacionadas à danos e/ou adaptações de diversos sistemas, todos decorrentes da intoxicação por este metal pesado.