MAGNETISMO BÁSICO APLICADO PARA ALUNOS COM DIFICUDADES NO APRENDIADO
Magnetismo, campo magnético, corrente elétrico, autismo
As políticas públicas de educação a cada dia ganham mais espaço no âmbito educacional com o objetivo de inserir alunos com alguma deficiência, que tornam-se assim cada dia mais frequentes em sala de aula. Na busca da inserção dessas pessoas com deficiências no processo de ensino e aprendizagem e em consonância com uma das linhas de pesquisa e desenvolvimento do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF/SBF), Desenvolvimento de produtos e formas de abordagem visando conteúdos de Física adequados a estudantes do Ensino Fundamental e médio, de forma integrada com outras disciplinas, concebemos este projeto com o intuito de contribuir para melhoria do processo ensino-aprendizagem desses alunos, de acordo com as prescrições legais de inclusão social vigentes. Justificativa: Diante do cenário nacional, de cumprimento da legislação em vigor, observamos que as escolas estão aumentando, cada vez mais, o número de alunos com alguma deficiência, mesmo sem ter uma preparação adequada para este fim. Principalmente os professores têm que buscar meios para lidar com essa situação. A inclusão dos alunos com deficiências nas escolas regulares está consagrada nos textos legais, entretanto, a educação inclusiva não se esgota na observância da lei que a reconhece e garante, mas requer uma mudança de postura, percepção e de concepção dos sistemas educacionais. Isso implica ampliar o conceito de educação especial e trabalhar para e pela diversidade, reformular os princípios, metas e currículos das escolas dentro da ótica inclusiva, instrumentalizar todos os educandos, sejam eles considerados “normais” ou “portadores de necessidade educacionais especiais”, para inserção e atuação na sociedade, exercendo assim a cidadania. Esse trabalho traz ferramentas didáticas materializadas em kits educacionais para serem empregados com alunos do ensino médio com tais necessidades de aprendizagem. Objetivo: Oferecer uma ferramenta pedagógica que facilite o aprendizado, em sala de aula, dos alunos com deficiência no aprendizado, especificamente no ensino médio. Este projeto tem como finalidade de levar a sala de aula um conteúdo de magnetismo teórico e experimental, onde a parte prática tem objetivo de consolidar a teoria vista em sala, experimentos adaptados à realidade do aluno e seu cotidiano. Afim que novos métodos de ensino tragam diversificação do aprendizado dos alunos inseridos.
Metodologia: A escola escolhida para aplicar esse produto foi o Instituto Reis Magos, localizado no centro do bairro do Alecrim da capital Natal do Rio Grande do Norte. A turma em que o projeto está sendo implantado é a 3ª série A do ensino médio. Primeiro questionário, pré projeto, para saber sobre o que eles entendem sobre magnetismo com relação a: campo magnético, características dos imãs, efeito da corrente elétrica e outros...., contudo foi possível fazer uma análise do senso comum de cada aluno e proporcionar uma melhor avaliação o aprendizado. Próximo questionário, durante o projeto, será para avaliar o avanço das aulas e entender o nível de compreensão de cada aula. Quarto e último questionário, pós projeto, será para fechar a conclusão do trabalho a certa do que foi feito. Nesse momento, os alunos dão o feedback do projeto, analisando os pontos positivos e negativos para que possa fazer reparos em momentos posteriores. ]