Banca de QUALIFICAÇÃO: PETSON FIRMINO DOS ANJOS

DISCENTE : PETSON FIRMINO DOS ANJOS
DATA : 31/07/2024
LOCAL: Sala 04 da ECT

Gravitação e Marés: uma abordagem contextualizada para o ensino médio

Marés, gravitação, ensino de Física

O fenômeno das marés, familiar aos estudantes da região costeira, serve como ponto de partida para dar maior significado e despertar a curiosidade do aluno ao introduzir e explorar os princípios da Gravitação Universal. A partir dessa experiência cotidiana, os alunos são incentivados a investigar e compreender como a atração gravitacional entre a Terra, a Lua e o Sol influenciam as marés, conectando essa compreensão com a formulação matemática da lei da Gravitação Universal proposta por Isaac Newton. Sendo assim, buscamos desenvolver uma proposta de uma sequência didática para o ensino de Gravitação, para uma turma de segunda série do ensino médio em uma escola situada na praia de Pirangi do Norte, tendo como tema contextualizador o fenômeno das marés. A metodologia adotada inclui atividade prática, com visita a praia e  medição da variação no nível do mar com um marégrafo de baixo custo, o uso de uma simulação computacional desenvolvida para este trabalho  para oportunizar o estudante a verificar o comportamento das marés e sua relação com a gravidade, e discussões em sala de aula, planejadas para engajar os alunos e facilitar a construção do conhecimento a partir de suas vivências. A abordagem freireana orienta a prática pedagógica, estimulando a curiosidade e o pensamento crítico dos estudantes, ao mesmo tempo que nos incentiva a valorizar seu contexto cultural e social. Os resultados esperados incluem uma maior motivação e interesse dos alunos pelo estudo da física, especificamente no conteúdo de Gravitação, uma compreensão mais clara do conceito de forças de marés, e a capacidade de relacionar esses conhecimentos com fenômenos observáveis em seu cotidiano. Este trabalho contribui para a discussão sobre práticas pedagógicas contextualizadas e reforça a relevância da educação crítica e reflexiva defendida por Paulo Freire.

Externa ao Programa - 2321499 - AUTA STELLA DE MEDEIROS GERMANO - nullInterno - 4857669 - JEFFERSON SOARES DA COSTA
Presidente - 2913810 - PEDRO DA CUNHA FERREIRA
Notícia cadastrada em: 11/06/2024 14:06
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa12-producao.info.ufrn.br.sigaa12-producao