Acústica como interseccionalidade entre a Física e a Música: proposta de sequência de ensino de Física Acústica a partir de elementos musicais à luz dos “três momentos pedagógicos”
Ensino de Física; sequência didática; Acústica; Três Momentos Pedagógicos; tubos
sonoros musicais.
Como uma forma de expressão artística tão difundida e envolvente, a música tem o
potencial de estimular emoções, memórias, reflexões, criar conexões. No contexto do
ensino de Física no nível médio, a música pode atuar como uma ferramenta didática
eficaz nos processos de ensino e aprendizagem, capaz de proporcionar aos estudantes
uma experiência de aprendizagem dinâmica e prazerosa, podendo exercer, portanto,
uma ação facilitadora na compreensão de conceitos científicos complexos,
corriqueiramente tradados como muito abstratos ou intangíveis pelos alunos. Neste
trabalho, apresentamos uma proposta de sequência didática para o ensino de conceitos
básicos de Física Acústica para turmas de segunda série do Ensino Médio, utilizando,
como subsídio teórico-metodológico os "Três Momentos Pedagógicos" (3MP). Nesta
sequência, a música não é utilizada como mero preenchimento de espaço motivacional,
mas é, sobretudo, considerada como uma interface que, assim como a Física, tem a
Acústica como campo interseccional. Além disso, propomos, no final da sequência de
ensino, uma atividade de construção de tubos sonoros a partir de materiais de baixo
custo (papelão, régua, tesoura e fita adesiva). Os tubos sonoros musicais, como são
mais amplamente difundidos, são instrumentos sonoros muito utilizados por
professores de Música, principalmente em práticas de conjunto, como corais e turmas
de iniciação musical. Estes tubos são capazes de, individualmente, produzir sons com
determinadas notas musicais, a depender do seu comprimento. Um conjunto desses
tubos, encontráveis facilmente no mercado físico ou virtual (Internet), forma uma
escala musical completa (incluindo os acidentes). Entretanto, o seu custo, de maneira
factual, pode ser um empecilho aquisitivo para muitas escolas e professores,
principalmente no cenário das escolas públicas do nosso país. Nossa proposta é aplicar
os conceitos relativos aos tubos sonoros (velocidade do som, frequência, comprimento
de onda e comprimento do tubo) a partir da confecção de uma escala musical completa
dos tubos musicais. Com isso, será possível fazer algumas medidas e previsões, como
calcular, através das equações de tubos sonoros, a velocidade do som no ar e o
comprimento de outros tubos, pertencentes ou não ao mesmo campo harmônico. Dessa
forma, esperamos que os estudantes compreendam o modelo dos Tubos Sonoros, bem
como tenham algum contato com a noção de escalas musicais, percebendo, assim, que
o campo da Acústica se relaciona, intimamente, tanto à Física quanto à Música.