Banca de DEFESA: ROMARIO LEONARDO SOUZA DA SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ROMARIO LEONARDO SOUZA DA SILVA
DATA : 27/03/2025
HORA: 15:00
LOCAL: Videoconferência
TÍTULO:

HISTÓRIA INDÍGENA E EDUCAÇÃO PATRIMONIAL DECOLONIAL: TAPUIAS TARAIRIÚ E MÁRTIRES DE URUAÇU NO
ENSINO ESCOLAR - SÃO GONÇALO DO AMARANTE (RN)


PALAVRAS-CHAVES:

Ensino de história; História Indígena; Educação patrimonial; Mártires de Uruaçu; Tapuia Tarairiú da Lagoa do Tapará.


PÁGINAS: 240
RESUMO:

A presente dissertação tem por objetivo analisar a interseção entre a história indígena, a decolonialidade do saber e a educação patrimonial no contexto da comunidade de Uruaçu em São Gonçalo do Amarante-RN. Para isso, buscamos promover um ensino de História que valorize o protagonismo indígena, os patrimônios históricos e as memórias locais. Assim, abordaremos a Nova História Indígena e seus reflexos na educação básica, destacando práticas de pedagogia decolonial e o uso da educação patrimonial como ferramenta para a construção de uma consciência histórica crítica pautada no respeito e na valorização da diversidade. Outrossim, esta pesquisa investiga as narrativas sobre os Mártires de Uruaçu, em São Gonçalo do Amarante (RN), explorando como esses eventos históricos são representados e compreendidos no espaço escolar e entre os frequentadores da Festa dos Mártires, com ênfase no papel dos indígenas. Ademais, focamos na comunidade indígena dos Tapuias Tarairiú da Lagoa do Tapará, analisando suas lutas, demandas e ações voltadas à valorização da identidade étnica, como o ritual do Toré, a Feira Cultural Indígena e a educação escolar indígena. A pesquisa, articulada com a prática docente, aponta caminhos para um ensino que reconheça e respeite as histórias e contribuições dos povos indígenas, promovendo sua inclusão efetiva no currículo escolar. O estudo conclui com a proposta de um produto pedagógico, em forma de sequência didática estruturada em plano de ensino, planos de aula e culminância, voltado para a valorização da história e da memória indígena na educação básica em diálogo com as memórias acerca dos conflitos seiscentistas que originaram o culto e o Santuário dos Mártires de Uruaçu.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - JOÃO PAULO PEIXTO COSTA
Interno - 1879280 - LIGIO JOSE DE OLIVEIRA MAIA
Interno - 2279106 - ROBERTO AIRON SILVA
Notícia cadastrada em: 13/03/2025 14:01
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - sigaa01-producao.info.ufrn.br.sigaa01-producao