Banca de DEFESA: ERISVALDO DE ARAÚJO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ERISVALDO DE ARAÚJO
DATA : 23/09/2024
HORA: 09:00
LOCAL: SALA VIRTUAL - GOOGLE MEET
TÍTULO:

GUARAPES, A HISTÓRIA QUE OS ALUNOS CONTAM: Com arte e ensino de história, isso é bom de se contar

 


PALAVRAS-CHAVES:

Ensino de História. Comunidade periférica. Método histórico. Guarapes. Material
didático.

 


PÁGINAS: 215
RESUMO:

Esta pesquisa de Mestrado teve como objetivo principal, apresentar a história do surgimento do
Bairro dos Guarapes através das ações dos alunos nas aulas de história, em uma experiência com a
história oral, contada por intermédio de entrevistas com os primeiros moradores da comunidade na
produção de material didático é um roteiro para que se possa trabalhar o conhecimento histórico e a
produção de arte a ser utilizado por professores do Ensino Básico. Com essa atividade, também
buscamos identificar as dificuldades socioeconômicas existentes na comunidade dos Guarapes que
interferem no processo de ensino aprendizagem na Escola Francisco Varela e, procuramos
compreender as origens desses moradores, assim como as fontes de sobrevivência econômica, isso
para auxiliar nas práticas pedagógicas desenvolvidas nas aulas de história, para que, conhecendo a
comunidade, possamos colaborar com a permanência do aluno na escola e que favoreça no processo
de ensino e aprendizagem. Para fazer do aluno um elemento ativo no processo, utilizamos a seguinte
prática: os alunos entrevistaram os moradores, e produziram uma carta poética sobre a história do
bairro, carta essa confeccionada a partir das informações colhidas nas entrevistas. Para criarmos um
parâmetro para entender as respostas dos primeiros moradores, os alunos produziram um texto
contando como é “Sua vida nos Guarapes”, bairro onde habitam e estudam. Os encaminhamentos e
estratégias foram desenvolvidos juntos aos alunos do 9o Ano durante um ano letivo. Foram
caminhadas pela comunidade, visitas aos moradores mais antigos e conversas realizadas com líderes
comunitários, onde dialogámos sobre as virtudes e dificuldade em habitarem uma comunidade que
sofre os abandonos dos poderes constituídos. O material didático foi produzindo nesse processo de
visita, diálogos e entrevistas com os moradores, figura-se em um livro digital (Ebook), que faz parte
dos anexos desta dissertação, e um roteiro para quem deseja trabalhar o ensino de história a partir de
uma produção artística, poesia por exemplo. Fazendo uso das cartas poéticas, foi escrito uma peça de
teatro com o título “A Arte Conta Guarapes”, escrito que compõem o capítulo 05 dessa dissertação, o
espetáculo vem com as propostas de marcação de cena, assim como várias dicas de direção, para que
as professoras e os professores de história que não tenha conhecimento pleno sobre montagem de um
espetáculo de teatro, tenham como encenar a peça. Uma outra característica deste espetáculo é uma
linguagem simplificada pelo uso da linguagem do cordel. A estrutura de linguagem usada no texto,
cria as condições para que facilmente, qualquer educador possa utilizá-la para representar uma outra
comunidade periférica, sendo assim o espetáculo a Arte conta Guarapes, pode tornar se a, “Arte conta
(nome da comunidade)” com poucas adaptações ela se adequa a outra comunidade periférica de
muitas cidades brasileiras.

 


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ARTEMILSON ALVES DE LIMA - IFRN
Interno - ***.893.994-** - DIEGO JOSÉ FERNANDES FREIRE - IFPB
Interno - 2279106 - ROBERTO AIRON SILVA
Notícia cadastrada em: 06/09/2024 16:15
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