E se te contassem outra história: Gênero e feminismo no ensino de história.
Ensino de História, gênero; feminismo; história.
Este estudo tem como proposta analisar as implicações dos estudos feministas e de
gênero para o ensino de História, bem como, trabalhar na perspectiva de problematizar e
dirimir as desigualdades de gênero na Escola em Tempo Integral Professor Edmilson
Pinheiro, em Maracanaú/CE, através da formação do Núcleo de Gênero da Escola Edmilson
Pinheiro- NUGEP, para estudar, discutir e trazer atividades relacionadas às questões de
gênero à comunidade escolar. Na pesquisa foi pensadosobre as relações de gênero a partir dos
estudos feministas e em uma perspectiva pós-estruturalista, fundamentalmente baseada nas
definições da historiadora Joan Scott. Metodologicamente, após breve revisão da
historiografia sobre as mulheres na história e da evolução recente da legislação educacional
brasileira, herdeira da Constituição de 1988, utilizou-se das ferramentas dos estudos
etnográficos, voltadas à observação participante dos estudantes integrantes do núcleo e
demais estudantes da escola, que participaram ou não das atividades propostas pelo núcleo. A
finalidade de formação do núcleo é uma proposta de intervenção na escola, pelo viés da
categoria gênero, valorizando os estudos feministas, para a composição da escola como
espaço democrático e de cidadania para todos. A experiência da existência de um ano do
núcleo demonstrou a capacidade de tensionamentos para o ensino de História e para a escola
como um todo, em busca de uma forma de trabalho que valorizasse a diversidade dos
estudantes e o respeito à comunidade escolar, e abandonasse o modelo vigente de visão
tradicional, linear, etnocêntrica e masculina de História e de escola.