LIVRO DIDÁTICO DE ALFABETIZAÇÃO CARTOGRÁFICA: CONTRIBUIÇÃO PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM NAS SERIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Alfabetização. Alfabetização cartográfica. Cartografia escolar. Livro didático. Ensino de Geografia.
O presente trabalho tem como objetivo a produção de um livro didático de alfabetização cartográfica para ser trabalhado por professores do ensino fundamental I, com foco nos alunos do 4º e 5º ano. O livro está alinhado as propostas da BNCC (Base Nacional Comum Curricular) buscando desenvolver as competências e habilidades que são exigidas para os anos escolares citados. O livro didático de alfabetização cartográfica está dividido em cinco capítulos (orientação no espaço geográfico, produção e interpretação de legenda, escala e proporcionalidade, caderno de mapas e introdução a representação gráfica).Como fundamentação teórica foram realizadas revisões de literatura sobre os conceitos de alfabetização, alfabetização cartográfica e material didático, algumas referências utilizadas: Ferreiro (1991), Soares (2002), Almeida (2014), Passini (1994 e 2007), Pontuschka (2009), Simielli (2007), Santos (2014), Freitag (1989), Vesentine (1989), Tonini (2017), além dos documentos como os PCNS, DCN e PNLD. A metodologia se ancorou na pesquisa qualitativa, tendo com método a pesquisa participante com professores que atuam nessa etapa da educação básica mediante aplicação de questionário e análise do livro didático, temos a etapa do laboratório gráfico com o uso do QGIS que será utilizado para elaboração dos mapas do livro didático. Com resultados espera-se que os professores tenham um produto educacional com orientações e atividades que possam ser utilizados pelos alunos do 4º e 5º anos do ensino fundamental I, para o desenvolvimento da alfabetização cartográfica.