Banca de QUALIFICAÇÃO: ALEXANDRINO DA COSTA OLIVEIRA

DISCENTE : ALEXANDRINO DA COSTA OLIVEIRA
DATA : 24/07/2020
LOCAL: Google Meet

LIVRO DIDÁTICO DE ALFABETIZAÇÃO CARTOGRÁFICA: CONTRIBUIÇÃO PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM NAS SERIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Alfabetização. Alfabetização cartográfica. Cartografia escolar. Livro didático. Ensino de Geografia.

O presente trabalho tem como objetivo a produção de um livro didático de alfabetização cartográfica para ser trabalhado por professores do ensino fundamental I, com foco nos alunos do 4º e 5º ano. O livro está alinhado as propostas da BNCC (Base Nacional Comum Curricular) buscando desenvolver as competências e habilidades que são exigidas para os anos escolares citados. O livro didático de alfabetização cartográfica está dividido em cinco capítulos (orientação no espaço geográfico, produção e interpretação de legenda, escala e proporcionalidade, caderno de mapas e introdução a representação gráfica).Como fundamentação teórica foram realizadas revisões de literatura sobre os conceitos de alfabetização, alfabetização cartográfica e material didático, algumas referências utilizadas: Ferreiro (1991), Soares (2002), Almeida (2014), Passini (1994 e 2007), Pontuschka (2009),  Simielli (2007), Santos (2014), Freitag (1989), Vesentine (1989), Tonini (2017), além dos documentos como os PCNS, DCN e PNLD. A metodologia se ancorou na pesquisa qualitativa, tendo com método a pesquisa participante com professores que atuam nessa etapa da educação básica mediante aplicação de questionário e análise do livro didático, temos a etapa do laboratório gráfico com o uso do QGIS que será utilizado para elaboração dos mapas do livro didático. Com resultados espera-se que os professores tenham um produto educacional com orientações e atividades que possam ser utilizados pelos alunos do 4º e 5º anos do ensino fundamental I, para o desenvolvimento da alfabetização cartográfica.

Presidente - 1530760 - RAIMUNDO NONATO JUNIOR
Interno - 1803535 - ADRIANO LIMA TROLEIS
Externa à Instituição - KEILA ANDRADE HAIASHIDA - UECE
Notícia cadastrada em: 02/07/2020 15:06