O Espelho do autorreconhecimento: uma experiencia de Ensino de Artes Visuais e identidade racial no Ensino Medio na Escola Estadual Prof a Ana Julia Carvalho Mousinho (Natal -RN)
Ensino de Artes Visuais; Identidade racial; Arte afro-brasileira.
Este Trabalho de Conclusão de Curso apresenta os resultados da pesquisa-ação desenvolvida no Ensino Médio regular da Escola Estadual Prof a Ana Júlia Carvalho Mousinho, localizada no Parque dos Coqueiros, região da zona norte de Natal-RN. A partir do pensamento de Stuart Hall (1987) acerca da identidade pós-moderna e considerando o contexto escolar mencionado, nota-se que estudantes majoritariamente negros e indígenas não se reconhem como tal ou não sabem sua “real” identidade. Com o intuito de mediar o reconhecimento identitário dos estudantes da 2a série do Ensino Médio foram pensadas ações e atividades sequenciadas em uma disciplina eletiva, abordando inicialmente a temática do racismo estrutural e posteriormente a identidade racial. O trabalho adota como modelo de escrita o relato de experiência autonarrativa e análise reflexiva. Os objetivos da pesquisa são: (a) propor ações para a melhoria da qualidade de ensino da Artes Visuais na educação básica; (b) desenvolver uma proposta didática sequenciada e pautada no ensino de História e Cultura Afro-brasileira, Lei no 11.645, de março de 2008; (c) fazer conhecer a produção de artistas afro-brasileiros; (d) promover processos de criação em Arte no contexto escolar, tendo como repertório a arte brasileira e contemporânea, produzida por artistas negros e negras; (e) elaborar uma enciclopédia negra que sirva como recurso e/ou ferramenta para a comunidade escolar. Assim, a pesquisa contribui para com a temática da identidade racial e o ensino de Artes Visuais, não esgotando o assunto, mas ampliando a discussão.