DESIGN THINKING APLICADO AO ENSINO DAS ARTES: Estratégia metodológica das artes, para futuros projetos de vida, no Novo Ensino Médio
Arte, colaborativa, design Thinking, educação, projeto de vida
A pesquisa tem como foco de interesse o estudo e aplicação do conceito da metodologia do Design Thinking aplicado à educação, podendo ser utilizado como uma metodologia de ensino estratégica e emancipadora que, relacionada às práticas desenvolvidas sobre os conceitos das Artes Visuais, pode viabilizar a criação e o desenvolvimento de forma mais efetiva e inovadora, o fomento à criação e a produção artística. Dialogando assim, com uma abordagem interdisciplinar com componente curricular Projeto de Vida, se propõe a incentivar a construção identitária e social dos discentes do Novo Ensino Médio nos moldes conceituais da BNCC 1 e de estudiosos, movimentos artísticos com: arte colaborativa e arte de rua e artistas/designers brasileiros tais como: Irmãos Campanas, Beatriz Milhazes, Os Gêmeos e Coletivo Muda, que serviram de inspiração, para o desenvolvimento de práticas artísticas, que promovem a emancipação, a ressignificação e produção artística e educacional tanto técnica quanto humanística, criativa e reflexiva transcendendo de forma continua vidas e no espaços escolares.