Arte do Patrimônio Campinense: mediação do ensino de Arte por meio de projeto
Ensino de artes. Ensino por Projeto. Educação patrimonial.
Este trabalho consiste em uma análise reflexiva a partir de uma experiência de
ensino utilizando a proposta de trabalho por projeto como intervenção no processo
ensino/aprendizagem da disciplina de Artes na Escola Estadual de Ensino Médio Dr.
Hortênsio de Sousa Ribeiro, localizada no município de Campina Grande/PB. Tendo
como tema utilizado na proposta de projeto, a Educação Patrimonial, considerando o
processo educacional como mediação entre o patrimônio cultural, o ensino e a
escola e a escola como patrimônio, a partir de referenciais teóricos publicados pelo
Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN ). São destacados os
principais fundamentos da proposta de ensino por projeto a partir do modelo
indicado pelo filósofo e educador William Kilpatrick e as propostas refletidas pelo
educador Fernando Hernández, ambos incluem em suas perspectivas teóricas as
ideias do filósofo e educador John Dewey. A experiência de ensino analisada, é
resultado de uma intervenção nas aulas de Artes da referida escola, objetivando
solucionar problemas detectados em sala de aula relacionado ao ensino e
aprendizagem, tratando-se dessa forma, de uma pesquisa-ação. Com esta pesquisa
pretende-se realizar uma análise na experiência de ensino apresentada como
intervenção, para tentar compree nder os motivos dos problemas identificados na
sala de aula da turma participante e se com a didática realizada foram solucionados
ou amenizado os problemas, a partir das atividades e resultados do projeto aplicado.
A análise é refletida além das atividades, a partir dos depoimentos dos estudantes
envolvidos.