O Grande Jogo do Poder: Um Caminho Metodológico Para o Ensino do Teatro
Cenografia; Teatro do Oprimido; Imagem da Cena; Jogo do Poder; Ensino de Teatro; Centro de Teatro do Oprimido.
Este artigo apresenta uma descrição densa que tem como finalidade realizar uma
análise sobre a prática de ensino de teatro desenvolvida pelo Centro de Teatro do
Oprimido do Rio de Janeiro (CTO), em projetos de formação de agentes
multiplicadores do método do Teatro do Oprimido (TO). Nele, foi dado um recorte
específico, analisando o método utilizado pelo CTO para introduzir o conceito de
cenografia e a função dela em um espetáculo de Teatro Fórum. Para tanto foi feita
uma descrição do método de trabalho e uma análise das etapas de aplicação das
técnicas em busca de constatações quanto a eficiência do método de trabalho
proposto pelo CTO como uma colaboração ao ensino de teatro. O estudo toma
como ponto de partida um jogo específico utilizado pelo CTO durante a realização
de suas oficinas, “o grande jogo do poder”, e observa nele o potencial das técnicas
propostas pelo como uma forma de desenvolver um trabalho pedagógico em arte de
maneira dialógica, lúdica e eficiente.