ARTES VISUAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: SABERES E FAZERES A PARTIR DA SENSIBILIZAÇÃO DO PROFESSOR NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM
Artes visuais; Educação infantil; Formação docente.
As instituições de educação infantil devem trabalhar linguagens artísticas
para promover o desenvolvimento artístico e estético das crianças. As práticas
pedagógicas devem ser sistematizadas, possibilitando as crianças formação
artísticas aprofundando teorias da linguagem das artes e criação das crianças.
Assim, o papel do professor é fundamental, como mediador nas ações e
desenvolvimento artísticos, expressivos e culturais. Partindo desses
questionamentos, a pesquisa foi desenvolvida na rede pública do município de
Natal. A pesquisa optou pela abordagem qualitativa, utilizando como referencial
metodológico a pesquisa participativa com enfoque na formação do professor e
a aprendizagem das crianças. O objetivo é analisar a prática pedagógica das
professoras no ensino das artes visuais na educação infantil, apresentar
possibilidades de saberes e fazeres para o ensino e aprendizagem das artes
visuais e contribuir com a formação docente na construção de novos saberes
de ensino de artes visuais, refletindo e recriando seu fazer pedagógico,
mantendo um diálogo com o referencial metodológico, buscando estratégias de
mudanças e transformação para melhorar a prática docente.