O AMBIENTE DA DANÇA: O QUE AS ESCOLAS TÉCNICAS DE DANÇA TÊM A NOS DIZER? Um olhar sobre a constituição do Centro Educacional Norte-Rio-Grandense de Artes
Dança. Curso Técnico. Profissionalização.
A história do ensino de Dança em nível Técnico no Brasil é recente, data dos
anos de 1960, sendo uma das mais antigas a Escola de Teatro e Dança do
Pará. Convém ressaltar que tais escolas estão ligadas no seu início ao ideário
da Escola Técnica no Brasil datado dos anos de 1900 que tinham por objetivo
profissionalizar o indivíduo. A pesquisa é de natureza qualitativa descritiva
sobre a dança e seu ensino técnico na cidade do Natal e teve objeto de estudo
o Centro Educacional Norte-Rio-Grandense de Artes (CENA). Ao se utilizar
dessa forma a pesquisa e ao adotá-la nos despimos de uma atitude apoiada
em uma lógica linear racionalista. Para a produção de dados de pesquisa
alguns procedimentos foram utilizados: revisão de literatura, pesquisa
documental, fontes da memória viva, entrevistas para a coleta dos dados e
discussão da coleta do material. Partindo do entendimento de que as escolas
técnicas de dança são locais de formação propõe -se nesta pesquisa
apresentar, discutir e analisar o Curso Técnico de Dança do Estado do Rio
Grande do Norte (CENA - Centro Educacional Norte-Rio-Grandense de Artes),
bem como suas metas e projeto artístico/pedagógico enquanto ensino
profissionalizante. A referida pesquisa dispõe-se ainda a compreender como se
constituiu-constitui a criação do CENA, com foco no contexto social, político e
cultural do Estado.