Desenvolvimento de uma ferramenta de apoio a prática docente voltada ao ensino baseado em competências: uma abordagem centrada no usuário
Metodologia baseada em competências. Engenharia de requisitos. Projeto centrado no usuário.
A metodologia com base em competência visa a formação do trabalhador com foco nas habilidades em realizar tarefas relativas a sua ocupação no mercado de trabalho. Porém esta nova proposta trouxe desafios as equipes pedagógicas e docentes, o ato de planejar tem sido uma tarefa árdua, tendo em vista tantos processos e informações que o docente precisa compreender e desenvolver. Devido a isso, este trabalho propõe uma solução através de uma ferramenta computacional que minimize os problemas enfrentados e ofereça recursos que facilitem a compreensão da metodologia. Para isso foi desenvolvida uma pesquisa exploratória com o objetivo de encontrar padrões de dificuldades, através de formulários online e grupo focal foram coletados, com docentes das escolas do SENAI-DR/RN, dados relevantes a formulação de uma proposta de solução. A aplicação proposta encontra-se atualmente em desenvolvimento. Foi desenvolvido um sistema com o objetivo de facilitar o docente no seu planejamento. O sistema, denominado MEP - Metodologia de Ensino Profissional, foi elaborado e desenvolvimento em várias etapas, seguindo uma abordagem centrado no usuário, ou seja envolvendo docentes e pedagogos. O presente trabalho apresenta o processo de elaboração e desenvolvimento da ferramenta, que se encontra atualmente em fase de testes.