Banca de DEFESA: EDUARDO LUCIO PRIMO DOS SANTOS

DISCENTE : EDUARDO LUCIO PRIMO DOS SANTOS
DATA : 09/07/2024
LOCAL: Auditório do Programa de Pós Graduação em Biologia Estrutural e Funciona

MEDIAÇÃO DE AULAS PRÁTICAS NO MUSEU DE CIÊNCIAS MORFOLÓGICAS: UMA ESTRATÉGIA PARA O FORTALECIMENTO DA APRENDIZAGEM DA MORFOLOGIA PARA ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO.

Morfologia Humana, Ensino não Formal, Museu, Biologia.

Buscar métodos adequados para estimular o cognitivo e vivenciar experiências no ensino de Ciências e Biologia em ambientes não formais de ensino talvez possam corroborar com a fixação do conteúdo e melhorias no aprendizado de estudantes. Nesse contexto, o presente trabalho foi formulado visando avaliar como o Museu de Ciências Morfológicas (MCM) da UFRN pode contribuir para o aprendizado dos alunos do Ensino Médio acerca da Morfologia Humana através de uma aula prática. Esse espaço museal, aqui também reconhecido como espaço não formal de educação, possui um vasto acervo de peças formolizadas, taxidermizadas e também plastinadas, dispostas em três salas de exposição: Morfologia Humana, Fauna Marinha e Biodiversidade Animal, e conta com a presença de monitores capacitados para conduzir os visitantes em uma fascinante viagem ao conhecimento. Desse modo, participaram da pesquisa 63 (sessenta e três) alunos de 6 (seis) turmas da 3ª série do Ensino Médio da Escola Estadual Edgar Barbosa, localizada na cidade do Natal/RN. Inicialmente, foram avaliados os conhecimentos prévios dos alunos através do questionário 1, o qual também serviu de elemento norteador para a preparação da aula teórica. No segundo momento, o professor de biologia das turmas ministrou uma aula teórica em sala de aula sobre a Morfologia do Sistema Respiratório Humano, e após 24 horas os alunos responderam ao questionário 2 contendo 10 (dez) questões de múltipla escolha, referente ao assunto estudado. No terceiro momento, os alunos participaram de uma aula prática no auditório do MCM também sobre a Morfologia do Sistema Respiratório Humano, sendo dessa vez ministrada pelos monitores do museu. No MCM os alunos foram separados em grupos e em seguida conduzidos para um estande, organizado com várias peças anatômicas (sintéticas, formolizadas e/ou plastinadas), no qual eles recebiam as informações repassadas pelo monitor sobre uma região do sistema respiratório, tendo acesso a visão e/ou tato das peças disponíveis. Após 24h da aula prática, os alunos responderam ao questionário 3, idêntico ao anterior, objetivando quantificar e comparar os resultados entre esses dois momentos. Houve diferença estatisticamente significativa entre as respostas dos questionários 2 e 1, 3 e 1 e nenhuma diferença entre as respostas obtidas nos questionários 3 e 2. Assim, compreendemos que o MCM pode contribuir com o fortalecimento da aprendizagem para alunos do Ensino Médio, mostrando-se importante para a comunidade escolar, como um espaço não formal de ensino.

Externa à Instituição - Monique Danyelle Emiliano Batista Paiva
Presidente - 4507066 - CHRISTINA DA SILVA CAMILLO
Externa ao Programa - 3291543 - RENATA SWANY SOARES DO NASCIMENTO - nullInterna - 1672446 - SIMONE ALMEIDA GAVILAN
Notícia cadastrada em: 25/06/2024 21:21