O PAPEL DOS TEMAS NA PRODUCAO DE ARTIGOS DE OPINIAO POR ALUNOS DO 9º ANO
Tema. Artigo de opinião. Produções textuais. Sequência didática.
O objetivo desta dissertação é investigar se determinados temas de artigos de opinião podem ajudar a despertar o interesse de alunos do 9º ano em produzirem textos desse gênero com coerência entre tese e argumentos. Nesta pesquisa, utilizamos como embasamento teórico a concepção da sala de aula como meio formador do pensamento crítico, como evidencia Antunes (2003); a concepção de texto, conforme Koch (2003) e Marcuschi (2008); o conceito de tema, segundo Rojo e Barbosa (2015); de construção da argumentação, baseado em Fiorin (2015); da noção de gênero discursivo com ênfase no artigo de opinião, segundo, Bakhtin (2003), Castellani e Barros (2018); e da sequência didática (SD) como instrumento de geração de dados e de intervenção pedagógica, de acordo com Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004). O corpus dessa pesquisa é composto por 20 produções textuais iniciais e 15 produções textuais finais de artigos de opinião de alunos do 9º ano da Escola Estadual Manoel Luís de Maria da cidade de Lagoa Nova/RN. Quanto à metodologia, a pesquisa configura-se em uma abordagem qualitativa. Essa abordagem foi utilizada para comparar o interesse em produzir os artigos de opinião entre os alunos que escolheram seus próprios temas e os que não, observando se a) realizaram suas produções textuais e b) se essas produções apresentaram boa qualidade na construção da argumentação. As nossas hipóteses iniciais eram a de que a) a proporção de alunos que produziram os artigos de opinião solicitados seria maior entre os que escolheram o próprio tema do que entre os que não; b) de que as produções textuais dos alunos que escolheram seus próprios temas apresentam uma maior coerência entre tese e argumentos do que as dos que não escolheram. Os resultados do estudo indicam que não houve diferença significativa entre os dois grupos de alunos quanto ao número de produções iniciais e finais na SD proposta. Na análise dos dados, consideraram-se possíveis fatores de interferência positivos ou negativos nos resultados: a) a proposta de intervenção didática não é de caráter avaliativo; b) o baixo engajamento nas atividades escolares de forma geral; c) a atitude motivadora da professora pesquisadora; d) a relação da atividade com uma realidade prática dos alunos participantes da pesquisa (a realização do processo seletivo para ingresso nos cursos técnicos integrados do IFRN – Instituto Federal do Rio Grande do Norte). Como produto decorrente da pesquisa, desenvolvemos uma cartilha com sequências didáticas para apoiar a prática de outros professores.