Banca de QUALIFICAÇÃO: NILSON BARBOSA DOS SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : NILSON BARBOSA DOS SANTOS
DATA : 11/11/2024
HORA: 09:00
LOCAL: Google Meet
TÍTULO:

A COESAO REFERENCIAL NA ESCRITA DO GENERO NOTICIA POR ALUNOS DO 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL


PALAVRAS-CHAVES:

Produção de texto. Coesão textual. Gênero notícia. Sequência didática.


PÁGINAS: 99
RESUMO:

É notório que os alunos do ensino fundamental, anos finais, enfrentam muitas dificuldades na prática de produção escrita, principalmente no emprego adequado de estratégias de coesão referencial para estabelecer relações de sentido entre as partes de um texto, de modo a contribuir para a progressão das ideias. Além disso, as práticas tradicionais de ensino sobre esse recurso textual limitam-se ainda a classificações gramaticais dos articuladores coesivos, sem considerar outras estratégias por parte do enunciador, tais como evitar a repetição de alguma informação, acrescentar informações novas ou revelar sua intenção argumentativa, quando retomam referentes ou sumarizam porções maiores do texto. Diante dessa problemática, a presente pesquisa tem o objetivo geral de analisar o emprego das operações coesivas referenciais nos textos produzidos pelos alunos participantes de uma turma do 8º ano da escola João de Fontes Rangel, no município de Tenório-PB, mediante uma proposta de didatização da escrita do gênero textual notícia. Para isso, utilizamos a metodologia do tipo pesquisa-ação, com o fim de investigar os problemas coesivos inerentes a produção textual que emergem no âmbito escolar citado. Assim, buscamos aprofundar e ampliar os conhecimentos relacionados a nossa realidade de ensino e apresentar ações para intervir sobre ela. Para o planejamento de nossas ações didático-pedagógicas utilizamos a Sequência didática (SD), apoiando-nos no que fundamenta Dolz, et al (2004). Para o estudo da composição do gênero jornalístico notícia, seus aspectos linguísticos e seu contexto de produção, pautamo-nos nas contribuições de Alves Filho (2011) e Faria (2004). Para a abordagem da coesão textual referencial anafórica, os escritos de Cavalcante (2003; 2011; 2012; 2014; 2022), Koch (2008; 2011; 2013), Marcuschi (2003) e Antunes (2005). O corpus da pesquisa foi gerado a partir de uma abordagem intervencionista focada no desenvolvimento das habilidades de escrita dos estudantes durante as etapas planificadas na Sequência didática, as quais incorporaram atividades de leitura e reconhecimento da organização estrutural do gênero textual notícia, o estudo das operações coesivas referenciais anafóricas responsáveis pela articulação das ideias do texto, produção inicial produção final, revisão e reescrita dos textos. A discussão dos dados, observando o critério do emprego dos operadores anafóricos no texto, se deteve na análise comparativa das produções inicial e final das notícias escritas, buscando verificar se nossa questão de pesquisa foi respondida, a saber se o estudo dos elementos coesivos referenciais no gênero notícia pode contribuir para aprimorar as habilidades de escrita dos alunos do ensino fundamental. Nesse trabalho, a notícia se configurou como um gênero privilegiado para a compreensão dos elementos coesivos, como organizadores dos elementos da superfície do texto e possibilidades de sentido que imprimem no plano discursivo. As notícias produzidas foram apresentadas em um jornal mural e armazenadas no blog virtual da turma.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 3217846 - RAFAHEL JEAN PARINTINS LIMA
Interno - 1451653 - ALEXANDRO TEIXEIRA GOMES
Externa à Instituição - LIDIANE DE MORAIS DIÓGENES BEZERRA
Notícia cadastrada em: 22/10/2024 15:26
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