O PAPEL DOS TEMAS NA PRODUCAO DE ARTIGOS DE OPINIAO POR ALUNOS DO 9ºANO
Tema. Artigo de opinião. Produções textuais. Sequência didática.
O tema é um dos principais mecanismos para nortear a produção do artigo de opinião. Partindo desse aspecto, nesta pesquisa, o nosso objetivo foi investigar como temas, como elementos dos gêneros discursivos poderiam despertar o interesse dos alunos do 9º ano para produzirem mais e melhor (nos termos da construção de sua argumentação) o gênero artigo de opinião. Para isso, utilizamos como embasamento teórico o conceito da sala de aula como meio formador do pensamento crítico, como evidencia Antunes (2003), a concepção de texto, conforme Koch (2003) e Marcuschi (2008), o conceito de tema, segundo Rojo e Barbosa (2015); a construção da argumentação, baseado em Fiorin (2015); a noção de gênero discursivo com ênfase no artigo de opinião, tomando como base, Bakhtin (2003), Castellani e Barros (2018); e a sequência didática (SD) como instrumento para um plano de mediação, de acordo com Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004). O corpus dessa pesquisa é composto pelas produções textuais dos alunos do 9º ano da Escola Estadual Manoel Luís de Maria na cidade de Lagoa Nova/RN. Quanto à metodologia, a pesquisa configura-se em abordagem quanti-qualitativa. Essa abordagem foi utilizada para verificar se os alunos que trabalharam com temas mais próximos deles produziram mais e melhor.