O GENERO TIRA E O TEMA TRANSVERSAL CIDADANIA: UMA PROPOSTA DE INTERVENCAO PARA O DESENVOLVIMENTO DA LEITURA CRITICA
Palavras-chave: Língua Portuguesa. Ensino. Leitura crítica. Gênero tira.
Esta pesquisa surgiu diante das dificuldades de leitura dos gêneros que envolvem multissemioses, como as tiras, especialmente quanto à construção de sentido, assim como da necessidade de planejar diferentes estratégias de ensino para melhorar a competência leitora e mitigar o impacto que o período de ensino remoto teve na formação dos nossos alunos, foi orientada pela seguinte questão: enquanto recurso didático, como o gênero tira pode contribuir para uma formação leitora crítica, reflexiva e cidadã de alunos do 9° ano do Ensino Fundamental?, tomou como modelo uma sequência didática, desenvolvida e aplicada a partir do gênero multimodal tira e do tema transversal cidadania, com o objetivo de apresentar contribuições para uma formação leitora crítica, reflexiva e cidadã de 13 alunos do 9° ano do Ensino Fundamental II de uma instituição pública da rede estadual de ensino, localizada em uma área periférica da cidade de Santa Cruz/RN. Para tanto, tomamos como base as contribuições teóricas de Bakhtin (1992), para as questões concernentes aos gêneros do discurso, ao enunciado e ao caráter dialógico da linguagem; Kleiman (2014) e Rojo (2012; 2019), nos assuntos referentes aos letramentos contemporâneos e aos multiletramentos. Para embasar o ensino de Língua Portuguesa, recorremos a Antunes (2003, 2009) e Geraldi (1997) e utilizamos, ainda, os direcionamentos apresentados pela Base Nacional Comum Curricular (2017) no que diz respeito às orientações para o ensino-aprendizagem da língua materna. Quanto à fundamentação teórica do texto multimodal e do gênero tira, utilizamos as pesquisas de Dionísio (2011) e Ramos (2000; 2017). Em relação aos aspectos metodológicos, nossa pesquisa apresenta uma abordagem qualitativa com base nos estudos de Flick (2009) e Bortoni-Ricardo (2008); exploratória, com base nos escritos de Marconi e Lakatos (2010) e Andrade (2010); e descritiva, com Gray (2012). Também, se configura como uma pesquisa-ação, tomando como referência as contribuições de Thiollent (1986; 2007) e Tripp (2005). Para o desenvolvimento da nossa proposta didática, optamos pela Sequência Didática, de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004; 2011). Portanto, acreditamos na relevância desta pesquisa para o trabalho com a leitura numa perspectiva crítica nas aulas de Língua Portuguesa por meio do gênero discursivo tira, visto que propiciou aos alunos o contato direto com estratégias de compreensão textual e com temáticas de cunho social, as quais, através do papel democratizante da leitura, contribuíram também para uma formação cidadã emancipadora ao incentivar a reflexão sobre os direitos e deveres dos participantes como cidadãos.