Banca de QUALIFICAÇÃO: CLÁUDIA DE SOUZA DANTAS AZEVEDO

DISCENTE : CLÁUDIA DE SOUZA DANTAS AZEVEDO
DATA : 11/03/2020
LOCAL: IMD - CIVT - sala B321

O GÊNERO TEXTUAL TIRINHA NO LIVRO DIDÁTICO: ANÁLISE E RESSIGNIFICAÇÃO DE ATIVIDADES DE LEITURA

Livro Didático de Língua Portuguesa. Atividades de Leitura. Leitura de textos multimodais. Gênero discursivo tirinha.

Um dos maiores desafios da escola, hoje, é desenvolver a competência leitora nos alunos para que eles atuem com autonomia e criticidade no mundo letrado que fazemos parte. Por essa razão, ler implica atribuir sentidos às múltiplas linguagens que constituem os textos. Ressaltamos que, na escola, o livro didático é o instrumento que permite ao aluno o contato com uma gama de textos, dentre eles gêneros eminentemente constituídos de imagem e texto e que demandam um leitor crítico para a atribuição de sentidos. Nesse sentido, ao perceber como são  abordadas as atividades referente ao gênero textual tirinha no livro didático de Língua Portuguesa “Português linguagens” (CEREJA; MAGALHÃES, 2015), propomos como objetivo para esse trabalho desenvolver uma proposta intervencionista de ressignificação para a leitura de textos multimodais, especificamente com o gênero textual tirinha, a partir da análise de atividades de leitura do livro didático “Português linguagens”, do 8º ano do Ensino Fundamental. Para nortear esse trabalho, realizaremos uma pesquisa-ação, seguindo as orientações de Thiollent (1986), através de uma sequência básica conforme os princípios de Cosson (2018), com vistas ao desenvolvimento da compreensão leitora de textos multimodais, com base no  gênero tirinha. Com isso, esperamos que os alunos, participantes da pesquisa, bem como professores, possam se orientar pelos resultados desse trabalho e possam constituir um processo de ensino-aprendizagem que seja significativo para a formação de leitores críticos e reflexivos, capazes de atribuir sentidos as múltiplas linguagens presentes em textos verbo-visuais.

Presidente - 2916579 - LUCELIO DANTAS DE AQUINO
Interna - 349683 - JOSILETE ALVES MOREIRA DE AZEVEDO
Externa à Instituição - JACIARA LIMEIRA DE AQUINO - UERN
Notícia cadastrada em: 02/03/2020 10:14