Banca de DEFESA: FERNANDA CAVALCANTE BARBOSA E SILVA

DISCENTE : FERNANDA CAVALCANTE BARBOSA E SILVA
DATA : 19/12/2018
LOCAL: SALA B2 - CAMPUS DE CURRAIS NOVOS

A PRODUÇÃO ESCRITA DO TEXTO ARGUMENTATIVO DE ALUNOS DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Produção escrita; Texto argumentativo; Ensino Fundamental; Ensino; Pesquisa-ação.

Ler e escrever são habilidades essenciais para a vida escolar, no que diz respeito à construção de conhecimentos para o desenvolvimento da autonomia dos alunos com vistas à formação de sujeitos aptos para interagir nas mais diversas situações comunicativas. O presente trabalho tem como ponto de partida a observação de problemas na produção escrita de textos argumentativos dos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública, localizada em Fortaleza – CE. Assim sendo, as perguntas que orientaram esta investigação foram se os textos argumentativos produzidos pelos alunos apresentavam um ponto de vista sobre uma determinada questão; se esses textos revelavam o uso de argumentos consistentes para a sustentação do ponto de vista e, por fim, se os alunos utilizavam articuladores discursivo-argumentativos no texto produzido. Para responder a esses questionamentos definimos como objetivo geral deste trabalho, investigar a escrita de textos argumentativos produzidos por estes alunos, adotando, principalmente, a perspectiva de linguística textual. Teoricamente, esta pesquisa adotou os postulados das investigações de Koch e Elias (2017), Marcuschi (1983, 2002, 2008, 2010), sobre o texto, além de outros autores cujos trabalhos discutem a argumentação e o ensino do texto argumentativo, como Platin (2008, 2011), Koch e Elias (2017), Faraco (1992) e Possenti (2017). Metodologicamente optamos por uma pesquisa-ação, seguindo uma abordagem qualitativa buscando as orientações dos trabalhos de Brandão (1990), Bogdan e Biklen (1994) e Thiollent (1998). Tendo em vista se tratar de uma proposta de trabalho de intervenção, os dados foram coletados por meio da aplicação de uma sequência didática, sendo o corpus da pesquisa composto pelas produções textuais iniciais e finais dos alunos. A análise dos dados nesses dois momentos foi feita a partir das categorias pautadas em Koch e Elias (2017) e Possenti (2017), quais sejam: o ponto de vista e sua relação com os argumentos; as estratégias argumentativas e os articuladores discursivo-argumentativos. Os problemas observados nas produções iniciais direcionaram as atividades pedagógicas ao longo da intervenção. Ao se comparar as produções textuais dos alunos antes e após o desenvolvimento da proposta percebeu-se a eficácia do trabalho realizado. Observou-se significativa melhoria no que se refere ao desenvolvimento da competência comunicativa. Os alunos produziram textos em que foram observados argumentos mais consistentes, posicionando-se de forma mais crítica diante de questões sociais importantes. Como conclusão, a pesquisa possibilitou aprofundar a identificação das dificuldades dos alunos na construção de textos argumentativos como também observar e registrara superação das mesmas.

Presidente - 348014 - MARISE ADRIANA MAMEDE GALVAO
Interno - 1168647 - MARIO LOURENCO DE MEDEIROS