PRÁTICAS DE ESCRITA EM DIÁRIOS DE LEITURA: UMA EXPERIÊNCIA DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA NO ENSINO FUNDAMENTAL
PALAVRAS-CHAVE: Letramento. Sequência Didática. Diários de Leitura.
Este trabalho apresenta uma proposta de intervenção pedagógica estabelecida como estratégia de ensino para incentivar os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental II, a apreciarem a leitura de textos literários e a discorrem sobre elas. Assim, objetiva compreender as implicações do uso de diários de leitura para o aperfeiçoamento do desempenho desses alunos em práticas de leitura e de escrita desenvolvidas em aulas de Língua Portuguesa. Para tanto, considera alguns referenciais teóricos sobre a leitura e a produção do texto, especificamente sobre o gênero diário de leituras, como é o caso de Machado (1998), ao revelar particularidades e vantagens pedagógicas da abordagem do gênero, o que inclui a formação de leitores mais críticos nas escolas. A esse respeito também constituem fundamentos teóricos para as discussões propostas os aportes de Bakhtin (2011) e Marcuschi (2008), dentre outros, no que se refere à teoria dos gêneros como também os postulados dos Estudos de Letramentos (SOARES, 2004; KLEIMAN,1995; ROJO,2009; TFOUNI,2010) e do uso de sequência didática no ensino de língua materna, baseada no modelo apresentado por Dolz; Schneuwly (2004) e adaptado por Costa Hübes (2014). Em termos metodológicos, o trabalho assume características da abordagem qualitativa de investigação, mais especificamente do tipo pesquisa-ação, pois além de ser realizado por meio da interação direta com os sujeitos e o ambiente pesquisado também compreende proposta realizada em “estreita relação com a ação ou com a resolução de problemas num processo em que pesquisadores e participantes estão envolvidos de modo cooperativo” (THIOLLENT, 2008, p. 21). O trabalho focaliza encaminhamentos pedagógicos em andamento em aulas de Língua Portuguesa, mais precisamente numa turma do 6º ano da Escola Municipal “Justino Dantas”, localizada na zona rural de Currais Novos.