Banca de QUALIFICAÇÃO: VILMA ABDIAS DE LIMA BEZERRA

DISCENTE: VILMA ABDIAS DE LIMA BEZERRA
DATA: 27/08/2014
LOCAL: SALA 7 - CAMPUS DE CURRAIS NOVOS

PRÁTICAS DE ESCRITA EM DIÁRIOS DE LEITURA: UMA EXPERIÊNCIA DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA NO ENSINO FUNDAMENTAL

PALAVRAS-CHAVE: Letramento. Sequência Didática. Diários de Leitura.

GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
SUBÁREA: Lingüística Aplicada

Este trabalho apresenta uma proposta de intervenção pedagógica estabelecida como estratégia de ensino para incentivar os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental II, a apreciarem a leitura de textos literários e a discorrem sobre elas. Assim, objetiva compreender as implicações do uso de diários de leitura para o aperfeiçoamento do desempenho desses alunos em práticas de leitura e de escrita desenvolvidas em aulas de Língua Portuguesa. Para tanto, considera alguns referenciais teóricos sobre a leitura e a produção do texto, especificamente sobre o gênero diário de leituras, como é o caso de Machado (1998), ao revelar particularidades e vantagens pedagógicas da abordagem do gênero, o que inclui a formação de leitores mais críticos nas escolas. A esse respeito também constituem fundamentos teóricos para as discussões propostas os aportes de Bakhtin (2011) e Marcuschi (2008), dentre outros, no que se refere à teoria dos gêneros como também os postulados dos Estudos de Letramentos (SOARES, 2004; KLEIMAN,1995; ROJO,2009; TFOUNI,2010) e do uso de sequência didática no ensino de língua materna, baseada no modelo apresentado por Dolz; Schneuwly (2004) e adaptado por Costa Hübes (2014). Em termos metodológicos, o trabalho assume características da abordagem qualitativa de investigação, mais especificamente do tipo pesquisa-ação, pois além de ser realizado por meio da interação direta com os sujeitos e o ambiente pesquisado também compreende proposta realizada em “estreita relação com a ação ou com a resolução de problemas num processo em que pesquisadores e participantes estão envolvidos de modo cooperativo” (THIOLLENT, 2008, p. 21). O trabalho focaliza encaminhamentos pedagógicos em andamento em aulas de Língua Portuguesa, mais precisamente numa turma do 6º ano da Escola Municipal “Justino Dantas”, localizada na zona rural de Currais Novos.

Presidente - 1674285 - ANA MARIA DE OLIVEIRA PAZ
Interno - 349683 - JOSILETE ALVES MOREIRA DE AZEVEDO