OFICINA DE LETRAMENTO: UMA PRÁTICA DISCURSIVA COM O GÊNERO CRÔNICA
Oficina de letramento. Crônica. Prática leitura e escrita. Gênero Discursivo.
O presente trabalho vislumbra discutir o trabalho com gêneros discursivos, a partir da crônica, em oficinas de letramento, desenvolvido em uma escola estadual do município de Canguaretama/RN, com alunos do 8º ano do ensino fundamental. O estudo realizado apresenta uma perspectiva de abordagem qualitativa a partir da pesquisa-ação, fundamentando-se em uma concepção sócio-histórica acerca da Linguagem e nos estudos do letramento, efetuados por Kleiman (2009; 2013), Oliveira (2008; 2016), Santos-Marques e Kleiman (2019), dentre outros. Para tanto, será necessário, especificamente: (1) descrever oficinas de leitura e escrita de crônicas realizadas; (2) analisar textos produzidos por alunos em oficinas de escrita de crônicas; (3) identificar efeitos da realização de oficinas de letramento como forma de atrair o interesse do aluno para o gênero discursivo crônica. As ações elencadas compreendem que as oficinas de letramento incentivam a aprendizagem ao longo das aulas de Língua Portuguesa, ampliando competências de linguagem dos envolvidos e fomentando a formação de uma cidadania mais crítica e participativa.